Capota marítima em picapes ajuda a economizar combustível.
Capota marítima da picape Ford Ranger
A aerodinâmica atua constantemente sobre o carro e afeta desempenho, consumo e estabilidade, de forma resumida, ela é a eficiência ao cortar o ar, conhecida como coeficiente de resistência aerodinâmica, ou como aparece na ficha técnica de um carro, apenas cx. Em razão de sua importância na concepção de um novo veículo, os fabricantes investem milhões para tornar a aerodinâmica cada vez mais eficiente. Ou seja, qualquer alteração no carro com itens estéticos que não são de fábrica, como o aerofólio, pode comprometer o consumo e a estabilidade do carro. Veja abaixo as respostas para algumas dúvidas enviadas por leitores sobre a aerodinâmica do carro.
Gostaria de saber se o uso da capota marítima em picapes afeta o seu desempenho?
- Carlos Eduardo
A capota marítima interfere no desempenho de uma picape sim, mas afeta de forma positiva. Com a capota instalada, melhora-se o desenho do veículo, já que o ar fará um contorno ameno e com menor turbulência se comparado à picape sem o acessório. Com a capota marítima, a tendência é a picape economizar combustível.
O Astra tem ganhos reais com a utilização do spoiler e do aerofólio? Se tem, é desempenho ou estabilidade?
- Claudio de Souza
O modelo Astra Sport conta com um pacote aerodinâmico que compreende, além do aerofólio traseiro, spoiler dianteiro e pneus mais largos. De acordo com a fábrica, esses itens contribuem para redução da sustentação quando em velocidade, o que mantém o veículo com mais aderência ao asfalto, além de reduzir a influência de ventos laterais. Na prática, esse acessório contribui mais para a estabilidade, como é possível notar esse efeito em curvas, em que o carro não sacode tanto. O que o motorista vai notar com mais evidência, não só no Astra, mas em todos os carros de carroceria do tipo hatch, é que o aerofólio tem a função de barrar a sujeira que vem da traseira, deixando o vidro traseiro mais limpo.
Spoiler traseiro do antigo Ford Ka XR aumentava a velocidade do carro em 7 km/h
Como posso saber qual acessório posso colocar ou não no meu carro?
- Walter Willy Conte Junior
O acessório é um equipamento adicional que vai variar bastante em razão do gosto pessoal de cada motorista ou da necessidade de cada um. Se você pretende instalar um aerofólio ou spoiler, dê preferência aos produtos de marcas conhecidas e acessórios originais. Mas cuidado: existem produtos que são realmente indicados pelo fabricante do veículo e estão disponibilizados nas concessionárias, entretanto, existem concessionárias que só visam lucro sem se preocupar com a qualidade e contam com acessórios de qualquer marca. Alguns chegam a impressionar pela má qualidade. O ideal mesmo é não acrescentar esses itens, que na maioria dos carros tem a função decorativa e, dependendo do modelo, acaba interferindo no consumo sem trazer benefício algum. Se ainda assim sua intenção é instalar um aerofólio, por exemplo, prefira aqueles com superfícies lisas, geralmente na cor do carro. Alguns modelos são bem grotescos, de material mais barato que vem repleto de rugosidades, e interferem de forma negativa, tanto no desempenho quanto no consumo. Não se esqueça de que acessórios não homologados pela fábrica podem anular a garantia do automóvel como, por exemplo, um aerofólio que para ser instalado perfura a carroceria. Se acontecer de surgir ferrugem, a fábrica não vai manter a garantia.
A minha dúvida está no Honda New Civic. Os modelos normais não veem com aerofólio e este item é opcional, mas o modelo VTI vem com ele de fábrica. Gostaria de saber qual importância teria em adicionar o item nos modelos normais. Causaria alguma melhora no desempenho do carro?
- Marcelo
Alguma melhoria sempre tem, o que convém saber é se para seu objetivo vale o investimento. O aerofólio é um item que marca a identidade esportiva de um carro, ou seja, faz parte de um veículo veloz e que será utilizado em circunstâncias que exigem mais estabilidade e performance. Se você utilizar bastante o automóvel em estradas, com certeza valerá a pena, pois esse acessório permitirá mais segurança em ultrapassagens, principalmente dos caminhões que criam uma enorme turbulência e tendem a provocar um bom “chacoalhão” no carro. Sem contar as curvas fechadas que surgem no caminho, que passam a ser contornadas com mais segurança.
Tenho um Corsa Sedan e quero saber se convém colocar um aerofólio traseiro.
- Geoval de Almeida, Limeira (SP)
Não convém a instalação desse acessório no seu carro por duas razões. Primeiro porque esse veículo não necessita do aerofólio em razão de ser um carro de baixa potência, o que não vai agregar beneficio mensurável. Segundo, além de não lhe render benefícios, conforme o aerofólio pode se elevar o consumo de combustível. Na dúvida, não instale. Mas, se ainda assim sua opção for instalar o aerofólio, vale relembrar: prefira aqueles com superfícies lisas, não precisa ser na cor do carro, mas precisa ser liso e, de preferência, pequeno, para não afetar o consumo. E também um modelo homologado pelo fabricante.
Como o rebaixamento influencia na aerodinâmica?
- Edu
O rebaixamento do carro cria uma condição mais favorável para o automóvel se manter com aderência ao solo, uma vez que a lamina de ar sob o veículo é diminuída. Conforme o desenho, a aerodinâmica é melhorada, porém só o rebaixamento não é garantia de melhoria alguma, já que afeta também a estabilidade. Para que o resultado seja bom, um rebaixamento exige um trabalho adequado na suspensão, a fim de se manter a boa estabilidade, pois a maioria esmagadora dos serviços de rebaixamento da suspensão compromete totalmente a segurança do automóvel. Para que o rebaixamento venha a melhorar a aerodinâmica, preservar a estabilidade e segurança do veículo, a suspensão deverá funcionar normalmente, sem afetar a flexibilidade de molas e amortecedores. Quem quiser alterar a altura do veículo, seja levantar ou rebaixar, deve levar o carro para uma inspeção que avaliará a modificação. Essa inspeção só pode ser realizada em local cadastrado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Após aprovada a alteração, será emitido o Certificado de Segurança Veicular (CSV).
Não sei o que é cx, como se consegue esse valor?
- Afonso Enrico
O cx é uma sigla para designar coeficiente aerodinâmico. Esse índice representa a facilidade ou a dificuldade que um carro tem para cortar a barreira de ar. Quanto menor for o número desse índice, melhor será a aerodinâmica do automóvel, ou em outras palavras, o veiculo terá menos resistência no seu deslocamento. Ao andar, o carro divide o ar em duas partes, que se encontram novamente no vácuo criado atrás do automóvel. Essa área é conhecida como zona de turbulência. Para um bom desempenho, essa região deve ser pequena, pois quanto menor for essa área, melhor será a forma aerodinâmica de um veículo. Tudo isso porque a zona de turbulência puxa o carro para trás, ou seja, interfere na velocidade, que diminui. O cx é uma informação obtida por meio do túnel de vento.
Esses estudos são de laboratório? Como funciona esse medidor?
- Eduardo Saches, Vitória
Os estudos para obtenção de informações em relação à aerodinâmica de um carro são realizados no túnel de vento, que nada mais é do que um complexo de salas e equipamentos. O objetivo de se utilizar esse laboratório é avaliar a ação do ar sobre o automóvel em movimento. Tudo funciona por meio de testes que simulam condições físicas e climáticas, tanto ideais quanto extremas. Existem três tipos de túnel de vento. Ele pode ser climatizado, cuja finalidade é verificar as reações do veículo e seus componentes em diversas temperaturas; aerodinâmico, que analisa o comportamento do carro sob a influência do ar em velocidades variadas - esse estudo aerodinâmico aponta as possíveis falhas na linha e forma do automóvel-; e misto, capaz de fazer as duas análises.
Queria saber qual o cx da Kombi.
- Pedro Jurandir, MG
A Kombi tem o coeficiente de 0,42, que é um valor elevado em razão do seu desenho não proporcionar uma boa aerodinâmica. Para comparação, um Gol geração três tem o cx igual a 0,34 e um carro de Fórmula 1 conta com índices em torno de 0,18, conforme o ano de produção e equipe.
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