Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Conheça a fábrica de vacinas da nova gripe no Brasil

Em outubro, Brasil e Austrália serão os dois únicos países do Hemisfério Sul capazes de produzir a vacina contra a nova gripe. A fábrica brasileira, construída no Instituto Butantan, em São Paulo, depende apenas de uma autorização da Sanofi Pasteur, a divisão de vacinas do grupo francês Sanofi-Aventis – responsável pela transferência de tecnologia – para começar a funcionar. A inspeção será realizada no fim do mês que vem. Os primeiros lotes do produto devem estar prontos em janeiro.

O projeto levou quatro anos para ficar pronto e começou a ser construído quando a gripe aviária, causada pelo vírus H5N1, era uma ameaça de pandemia (que felizmente não se concretizou). Além das 30 milhões de doses que serão produzidas no Butantan, outros 18 milhões serão importados ainda este ano. Deste total, 17 milhões serão processados no Brasil e 1 milhão de doses já chegarão prontas ao país.

Ainda é impossível dizer se a produção nacional será “suficiente”. O plano é imunizar prioritariamente profissionais da saúde, grávidas e pacientes imunodeprimidos. Mas não se sabe ainda, por exemplo, se vai ser preciso tomar uma ou duas doses da vacina – e isso, evidentemente, faz toda diferença. Se uma dose bastar, quase 16% da população brasileira, de 190 milhões de habitantes, estaria coberta. Somando a parte que será importada (18 milhões de vacinas) e assumindo, mais uma vez, que uma dose resolve, a parcela de brasileiros que seriam imunizados subiria para 25%.

Outro parâmetro útil para que se tenha ideia do que significam 30 milhões de doses: neste ano, de 25 de abril a 8 de maio, a campanha anual de vacinação contra a gripe comum aplicou 15,8 milhões de doses em idosos, segundo informações do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, disponível no site do Ministério da Saúde.

Cerca de R$ 100 milhões foram investidos na planta da fábrica, a maior parte desembolsada pelo governo paulista. “Dois terços vieram do governo estadual e o resto do governo federal”, diz o biólogo e presidente do instituto, Isaías Raw. A construção só foi possível graças ao convênio de transferência de tecnologia entre o Butantan e o laboratório francês que, segundo Raw, facilitou a compra da vacina contra a gripe sazonal enquanto a fábrica não estava pronta. “Nesse período, o governo federal economizou cerca de R$300 milhões”, afirma. "Em 2014 poderemos até mesmo já estar concorrendo no exterior."

Nenhum comentário:

Postar um comentário