Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sábado, 29 de agosto de 2009

Obra que mostra presidente Chávez como Chapolin é vetada na Colômbia

Instituição considerou obra uma "falta de respeito" ao líder.
Autor diz que proibição foi 'equivoco' que viu apenas 'lado político'.
Reprodução de site colombiano mostra obra do                 artista plástico Jorge Méndez que retrata Chávez como o                 personagem Chapolin Colorado  (Foto: Reprodução / bogota.vive.in)
Reprodução de site colombiano mostra obra do artista plástico Jorge Méndez que retrata Chávez como o personagem Chapolin Colorado

O Convênio Andrés Bello (CAB) proibiu a instalação, em Bogotá, da mostra em que um artista colombiano retrata o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, como o super-herói Chapolin Colorado, ao considerar que a obra é uma "falta de respeito" ao líder.

A obra do artista plástico Jorge Méndez era patrocinada pelo CAB, organismo de integração criado em 1970 que tem 12 países ibero-americanos como membros, e que depois acabou decidindo cancelar a exposição.

Os convites da mostra apresentavam Chávez vestido como Chapolin Colorado, personagem criado pelo humorista mexicano Roberto Gómez Bolaños na década de 1970.

Em entrevista a um site local, o artista disse que proibir a obra foi um equivoco, alegando que a exposição não foi totalmente vista.


Segundo ele, a direção do instituto cultural não prestou atenção em todos os elementos estilísticos da obra, e olharam apenas o lado político.

O artista explicou que a mostra "Halloween" era formada por várias instalações e um vídeo, em que convocava uma festa com diferentes personagens da vida política colombiana e internacional.

"A obra não se refere a Hugo Chávez, já que não é o protagonista na festa de Halloween. Todos estão disfarçados de seu personagem correspondente em uma metáfora de cada personagem com o imaginário cultural de cada um", contou Jorge Méndez.

Em um quadro de art pop da mostra, de Richard Hamilton, dançam os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez; do Equador, Rafael Correa; da Colômbia, Álvaro Uribe, e dos Estados Unidos, Barack Obama.

Chávez, como Chapolin Colorado, aparece ao lado de Correa, disfarçado de outro personagem da série "Chaves", Quico, enquanto Uribe entra em cena vestido de zelador e Obama, de Papai Noel.

O cantor americano Michael Jackson dança com todos eles vestido como um esqueleto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário