Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

domingo, 23 de agosto de 2009

Jornal sem papel: designers criam novo sistema para ler notícias

jornal1.jpg

O desafio era encontrar uma solução sustentável para a produção dos milhares de jornais em todo o mundo, todos os dias. Foi então que surgiu a ideia dos designers Seon-Keun Park e Byung-Min Woo de criar uma máquina capaz de atualizar as notícias em um jornal eletrônico e, assim, evitar o uso de tanto papel e recursos naturais para produzir, distribuir e descartar os periódicos.

As acusações contra a produção do jornal tradicional são muitas: provocar a derrubada de árvores, gastar muita água, usar tinta na impressão, sem contar as emissões de gases poluentes durante o transporte e todos os gastos com energia.

jornal2.jpg

Como funciona

A solução apresentada pelos designers foi batizado de IN - sigla para Innovation of Newspaper – ou Inovação do Jornal. Ela é uma máquina conectada à internet via wi-fi e possui um despertador embutido. No horário desejado, o despertador toca e avisa se existem atualizações nos sites de notícia escolhidos.

jornal3.jpg

Se houver novidade, basta colocar o display flexível no local indicado e a máquina fará as atualizações de acordo com o site de notícias. O leitor pode, então, retirar a tela da máquina e ler em qualquer lugar. O sistema ainda avisará sempre que existirem atualizações das notícias.

O produto ainda é um protótipo e não há garantia de que será lançado comercialmente.

Se você quiser saber mais, é só clicar aí embaixo para ver o vídeo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário