Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Mercedes Classe E Coupe: muita sem pressa

Substituto do CLK, o novo cupê mostra temperamento tranquilo
 Divulgação
Visual da versão Coupé d Classe E tem muito do sedã

Se o visual do Mercedes-Benz Classe E é um pouco conservador para você, então conheça a versão cupê. Ele substitui o CLK, que era feito com base no Classe C. Logo de cara fica claro que o novo modelo é mais confortável e menos esportivo que o antecessor. E aos poucos também fica fácil de perceber que a briga com o BMW Série 3 Coupé será um páreo duro. Observando o desenho da carroceria, o vinco na traseira lembra bem os cupês da Mercedes da década de 50. Além disso, em linhas gerais, o autor das linhas do carro também parece ter se inspirado nos modelos do final dos anos 60.

De qualquer forma, o desenho nada convencional do Classe E Coupé deixa sobrando bastante lata atrás das portas, como se você pudesse traçar os contornos das portas traseiras bem na frente das colunas, criando a segunda geração do sedã CLS. Mas, ao contrário do CLS, o Classe E Coupé não é caro. Custa menos que a versão sedã. Nos Estados Unidos, o E350 Coupé vale US$ 48.925, o que é US$ 550 a menos que o E350 Sedan. No caso do E500 Coupé, o preço sugerido é de US$ 55.225, ou US$ 1.650 menos que o E500 Sedan.

 Divulgação
Atrás das portas sobra mais espaço do que se costuma ver na grande maioria dos cupês

Um dos itens interessantes desse cupê é a capota panorâmica, uma extensão do para-brisa que ocupa toda a área da capota, mas a parte que fica aberta é compatível com a de um teto-solar convencional. Tem uma fina camada que protege contra os raios solares nocivos e mantém o interior bem arejado. Ainda numa comparação com o CLK, o Classe E Coupé é 1,25 centímetro mais baixo (graças à suspensão), 4,5 cm mais longo e o mesmo tanto mais largo. E ainda mais em conta que o CLK350 e o CLK500, passando a ter uma relação custo-benefício interessante pela maior quantidade de itens de série.Claro que isso se deve à maior quantidade de itens em comum entre as versões sedã e cupê do Classe E do que tinham os sedãs da Classe C com o extinto CLK.

No Classe E Coupé o volante de três raios substitui o de quatro do sedã. Outra diferença é que os bancos traseiros são individuais e contam com um generoso apoio de braço com porta-copos embutidos. Mas embora o espaço para as pernas dos passageiros pareça ser tão amplo quanto no sedã, a mesma pessoa que teve que abaixar o banco do motorista vai esbarrar a cabeça no teto quando sentada atrás. Apesar disso, o porta-malas é tão espaçoso quanto o do sedã.

 Divulgação
Estilo do Classe E Coupé ficou um pouco mais arrojdo que o do sedã

A suspensão ativa opcional no E350 Coupé torna os amortecedores mais firmes. E na versão topo de linha o sistema a ar aumenta a sensação de segurança e se comunica com o acelerador eletrônico e o câmbio automático. A versão V6 tem 268 cavalos e conta com rodas de aro 17”. No caso da E550 Coupe, o V8 tem 382 cavalos e as rodas são de aro 18”. Apenas a versão topo de linha pode ter defletores de ar laterais e para-choques envolventes, além de saídas de escape com formato de trapézio, no lugar dos ovais do modelo de seis cilindros.

Quando o assunto é segurança, o Classe E Coupé tem boa vantagem em relação ao CLK, com três air bags a mais, inclusive para os joelhos. Além disso, os encostos de cabeça são ativos, evitando o chamado efeito chicote. Bom também é que há uma série de dispositivos eletrônicos que controlam a estabilidade e até secam os discos de freio a partir de sensores instalados no para-brisa. Para completar, 75% da estrutura do carro é feita de aço de alta resistência, existe um sistema que dá orientações para estacionar e sistema de freio que detecta a iminência de impacto e aumenta a pressão tentar evita-la. Uau.

 Divulgação
No lugar do volante de quatro raios do sedã, o cupê vem com um de três: pitada de esportividade

Ok, mas como esse carro anda? No curto trecho que conseguimos dirigir o E550, sem muitas curvas pelo caminho, ficou claro que o carro tem mais vocação para o conforto, sem mostrar a mesma pegada esportiva do BMW Série 3 Coupé. Isso fica evidente mesmo ajustando a suspensão no modo “sport”. A direção, aleluia, tem assistência hidráulica, sem muita ajuda da eletrônica. É leve, rápida e precisa. Nesse cupê as portas vem sem coluna, o que gera um certo assobio em alta velocidade.Esse é o único incômodo em relação ao sedã. Talvez por causa desse jeito mais pacato (o que também é transmitido pelo estilo da carroceria) é que a Mercedes-Benz ainda não decidiu se o Classe E Coupé vai ter uma versão superesportiva AMG.

 Divulgação
Portas sem colunas acabam gerando assobio em alta velocidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário