Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Vitória do Rio para sediar Jogos de 2016 desperta onda de humor ácido na internet

Do Cristo Redentor à cantora Vanusa, charges se espalham pela rede com gozações aos adversários e críticas sociais relativas às Olimpíadas
Reprodução/INTERNET

Montagem mostra o presidente do COI, Jacques Rogge, e o lema "Yes We Créu"

A poeira da festa carioca em Copenhague ainda nem tinha baixado quando a internet foi invadida: aros olímpicos em forma de algemas, Cristo Redentor de mãos ao alto, Mussum tripudiando em cima de Obama, a logomarca dos Jogos Olímpicos de Inverno de Garanhuns-2018... na esteira da vitória do Rio, que vai sediar os Jogos de 2016, euforia e ironia crescem na mesma velocidade.

Até o “Extra”, um dos jornais de maior circulação no país, embarcou no bom humor e publicou uma capa na quinta-feira com imagens de fatos violentos recentes na cidade, sob o título “Rio 2009” e nomes de modalidades como “assalto triplo” e “quebra-quebra sincronizado”.

Na internet, uma rápida busca é o suficiente para encontrar dezenas de charges, desenhos e piadas sobre a nova sede olímpica. Na maioria dos casos, o brasileiro segue a linha da capa do “Extra” e usa o bom humor para criticar as mazelas sociais da capital carioca. Mas sobrou espaço também para tirar onda com o maior rival da campanha, a Chicago de Barack Obama.

Clique aqui e confira a galeria com as charges publicadas na internet!

Rodrigo Hasimoto/Divulgação

Mussum virou Barack Obama na internet

O lema “Yes, we créu” ganhou a rede logo após o anúncio do presidente do COI, Jacque Rogge, em Copenhague. No Twitter, só se falava disso. E o brasileiro Rodrigo Hashimoto, sem perder tempo, criou uma ilustração que coloca o trapalhão Mussum na pele do presidente americano.

Na hora de escolher o mascote para os Jogos de 2016, a criatividade atirou para todos os lados. Blanka, personagem brasileiro do jogo Street Fighter, virou figurinha fácil na internet acompanhando o logo da candidatura. Mas o humor ácido também apareceu: uma sorridente bala de revólver com os dizeres “perdida por você” logo apareceu como candidata a mascote.

O Cristo Redentor, que não tem nada com a história, sofreu na mão dos internautas. Apareceu com os braços para o alto, ou levando tiros, ou até atacado por um maremoto. O maior cartão postal do Rio foi acompanhado pela reciclagem de uma antiga piada que traduz os nomes dos bairros cariocas para os turistas: nas placas, Botafogo vira “Set fire”; Santíssimo é “Very Very Holy”; e Jacarepaguá aparece como “Alligator to the Water”.

Reprodução/INTERNET

Nas placas, traduções ao pé da letra para orientar os turistas nas Olimpíadas de 2016

Algumas charges pegaram carona no noticiário. Quando o presidente Lula brincou dizendo que o próximo passo é lutar pela sede das Olimpíadas de Inverno, um gaiato tratou de colocar na rede a logomarca da candidatura Garanhuns 2018, citando a cidade onde Lula cresceu.

No fim das contas, sobrou até para a cantora Vanusa, “cotada” para cantar o Hino Nacional na cerimônia de abertura. A artista virou hit da web no mês passado, quando se enrolou com a letra do hino durante um evento. De Vanusa ao presidente, a internet não poupa ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário