Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Prepare seus cabelos tingidos para o verão

Você já está pensando no verão? Quando o assunto é beleza, Marie Claire sai na frente! Por isso perguntamos para o colorista Juha Antero, do MG Hair Design, quais são os cuidados preciosos que se deve ter na hora de proteger o cabelo tingido dos raios solares mais intensos e da combinação piscina, mar e vento. Leia e prepare-se:

Editora Globo
Os tons de loiro mais desejados da temporada são os de Kate Moss, Sienna Miller e Blake Lively

Quais danos os cabelos tingidos podem sofrer no verão?
Os cabelos loiros ficam esverdeados por causa do cloro da piscina, ficam ressecados, por conta do sol e da água do mar e também podem ficar mais claros por conta da exposição solar - isso, na verdade, pode ser uma coisa positiva, mas depende muito do tom de loiro (os loiros mais escuros normalmente ficam com um efeito de mechas mais bonito e natural). Já os cabelos ruivos ganham um tom amarronzado, culpa do cloro, e também ficam desidratados. E os cabelos castanhos desbotam, ficam sem brilho, foscos, e também sofrem com o ressecamento provocado pelo sal da água do mar e pela exposição ao sol.

E que tendências em tintura estarão mais fortes?
Infelizmente o ruivo não é uma tendência. Não é uma cor que eu recomendo para o verão, porque é muito ingrato o desbotamento do tom ruivo - desbota muito rápido. Então, se você vai ao sol, praia, piscina, o tom do cabelo não vai ficar bonito. Por isso indico ficar loira ou morena. Os dois tons de loiro que estão em alta são o loiro da Kate Moss (foto acima), que está bem loira, ou o loiro um pouco mais suave, com raiz um pouco escura e ponta dos cabelos mais claras – o chamado “loiro sueco”. Para as morenas, os tons são mais naturais, não se trata de uma morena monocromática, já que ela tem luzes num tom mais claro, tipo castanho claro ou mel. Os tons vermelhos/ruivos são melhores no inverno, porque está tudo cinza e é preciso mesmo um pouco de cor”.

 Reprodução
O tom ruivo de Julia Petit é mais adequado para o inverno, já o castanho de Ana Claudia Michels requer cuidados para não desbotar no verão

Quais seriam os cuidados básicos para os cabelos tingidos?
Evitar o contato com o sol e manter o cabelo hidratado, sem ressecamento. A dica é usar uma máscara hidratante, com ingredientes ativos, como óleo de abacate e/ou manteiga de karité. Várias marcas também lançam linhas pós-solares, que normalmente incluem uma máscara hidratante, que costuma ser bem oleosa, para tirar o ressecado dos cabelos.

Quais produtos você indica para proteger os fios?
Nós trabalhamos muito com os produtos da Avon e também com os da L’Óreal/Kérastase, pois tem clientes que às vezes se dão melhor com um e outras que se dão melhor com outro. Essas duas marcas tem dado um resultado maior, um retorno melhor por parte das clientes. Cada um se adapta mais com um produto.

Tomar muito sol desbota o cabelo. Lenda ou verdade?
Desbota mesmo, é verdade. Não é lenda. Inclusive, o sol desbota tudo, queima tudo. Se você pensar, nós ficamos no sol e isso ativa a melanina da pele, ou seja, nós ficamos bronzeados, e como o cabelo não tem melanina, não tem nada que ative a cor, ele vai queimando, clareando.

Quanto tempo antes de viajar a mulher deve tingir os cabelos e retocar raiz?
Normalmente se retoca mês a mês. Se vai viajar por duas semanas, tinge uma semana antes de viajar. Se vai ficar um mês viajando, tinge um pouquinho antes de ir. Normalmente falo para as clientes tingirem de uma a duas semanas antes de viajar, para saírem lindas nas fotos, mas tudo depende do destino também. Se o destino é Nordeste, ou Fernando de Noronha, por exemplo, uma praia mais deserta, se ela sabe que vai ficar um mês lá, torrando o cabelo no sol - e se não tem fio branco - digo para deixar para tingir e retocar depois, quando voltar de viagem. E também tem o fato de que, por ser um período de festas, a maioria das mulheres retoca para estar bonita já no Natal e depois já ficar com os cabelos tingidos para a praia. Deve-se levar sempre em consideração a idade da pessoa e o destino para onde vai viajar para poder definir quanto tempo antes ela vai precisar tingir o cabelo.

Quais são os tratamentos para antes e depois da exposição ao sol?
Não é prático levar muitos produtos para a praia e tentar fazer tudo lá. Nessas horas, se puder simplificar é melhor. Leve na mala xampu, condicionador, um bom protetor solar, leave in e máscara. Antes de ir à praia eu recomendo o uso de um protetor solar para os cabelos - passar da mesma forma que se usa na pele, antes de ir para o sol; levar para a praia e reaplicar de duas em duas horas, sempre que entrar no mar e na piscina, cobrindo o cabelo depois. Após sair do sol, principalmente depois do banho de mar e de piscina, o cabelo fica sujo e é bom a pessoa hidratar. Se não for sair à noite, recomendo não passar nada no cabelo (como leave in ou produtos de styling – tipo gel, spray, pomada).

E os cuidados para sair à noite?
Se vai sair à noite e tem cabelo comprido, recomendo que passe um pouco de leave in e faça umas tranças soltas no cabelo, larguinhas mesmo, deixe umas horinhas e solte gentilmente com os dedos. Depois pode ir para a balada ou para o restaurante, o efeito é de um cabelo meio de surfista, ondulado, com jeito de praia, totalmente verão. Deve-se evitar o secador e os produtos de styling para o cabelo poder respirar, descansar um pouquinho e aguentar as agressões solares novamente no dia seguinte. Levar secador e fazer escova não é nada bom porque a umidade friza tudo de novo. A única coisa que segura sua escova é fazer escova progressiva para viajar, porque o cabelo fica muito mais fácil de arrumar na praia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário