Aposte em programas a dois que não estejam relacionados com comida |
PERGUNTA - Namorar engorda? Estou num relacionamento há dois anos e engordei 8 quilos. Esse sobrepeso me incomoda demais, pois sempre fui magra. Será que foi o meu estilo de vida que mudou? Luciene Fernanda Silva, de São Paulo
MF - Não. Namorar não engorda! O que acontece é que, quando estamos mais felizes, nosso apetite pode aumentar. Temos mais prazer, saímos mais e às vezes, sem perceber, o peso aumenta.
O ideal é continuar comendo de tudo, mas você pode começar a prestar mais atenção nas quantidades, na variedade do que está ingerindo e propor programas diferentes ao seu namorado, nem sempre relacionados a comida.
A prática de atividade física regular pode ajudar você a retomar seu peso e ao mesmo tempo que diminuir as quantidades.
Banana com granola é uma boa opção para os lanches entre as refeições |
PERGUNTA - Não estou nada satisfeita com meu peso e quero engordar 5 quilos. Tenho 1,64 m e 49 kg. Como devo proceder? Aline Silva, do Acre
MF - Existe uma coisa chamada biotipo, que é o tipo físico da pessoa, considerando suas características genéticas. Elas determinam altura, estrutura óssea, cabelos e, entre outras, as características de peso. Portanto, se o seu biotipo for mais magro, não podemos mudá-lo.
Por outro lado, quando falamos de alimentação, às vezes esquecemos de alguns conceitos básicos que ajudam a manter um peso saudável: fazer uma refeição a cada 3 horas a partir do horário em que acorda; comer todos os tipos de alimentos: carboidratos, proteínas, lipídios e vitaminas e minerais; variar a cada dia as preparações.
Algumas dicas de lanches mais substanciosos para você: açaí com granola, banana com aveia e mel, vitamina de frutas com linhaça – podem ajudar a “completar” os intervalos.
Crianças devem consumir diferentes tipos de iogurte e derivados lácteos |
PERGUNTA – Tenho uma filha de quase dois anos e, todos dias, lhe dou um ou dois potes de Danoninho. Isso pode ser prejudicial? Carolina Freitas, do Rio de Janeiro
MF - O petit Suisse (Danoninho) não é prejudicial à saúde. O que sugiro é que seja consumido apenas uma vez ao dia. É importante oferecer às crianças variedades diferentes de iogurtes e sabores. Dessa forma, ela não vai se habituar a apenas a um tipo de alimento, correndo o risco de recusar outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário