Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Obrigado por fumar

Num filme com muitas sátiras ao jeito "certinho de ser" dos americanos, Nick Naylor é um lobista da industria do cigarro, ele tem que defendê-la a todo custo pois é assim que ele garante sua sobrevivência, mas Nick também tem um conflito interno que é educar seu filho ao mesmo tempo em que trabalha em prol das empresas de tabaco que matam milhões por ano de câncer no mundo inteiro.

Obrigado por fumar é um filme inteligente que saiu da linha dos politicamente corretos hollywoodianos, e fez com que o maniqueísmo voltasse às telas de cinema no mundo inteiro. Divorciado e odiado pela maioria das pessoas, Nick Naylor como defesa de sua proteção aos cigarros e como tentativa de limpar sua consciência diz ao filho que até mesmo um assassino merece uma defesa já que isso está garantido pela constituição norte-americana - o que não deixa de ser verdade.

No filme também tem muitos personagens engraçados que esteriopatizam o jeito de viver nos Estados Unidos, tem o chefão, o cara que queria ser o chefão, os amigos de Naylor que fazem defesa a indústrias das armas e do álcool, além da jornalista charmosa que vai pra cama com o personagem de sua matéria só para obter informações confidenciais. Outro ponto que pode ser destacado como curioso é que durante o filme ninguém sequer aparece fumando um cigarro.

O filme também nos faz refletir sobre diversos assuntos, como a real culpa das empresas em relação aos fins de seus produtos, o poder da propaganda, no filme uma simples aparição de um cigarro no cinema custa milhões de dólares, nos faz responder perguntas como: todo mundo tem um preço? já que até um dos maiores críticos dos malefícios do cigarro consegue ser corrompido.

Mas a grande mensagem do filme é que tudo se consegue através de um bom argumento, pois como Nick diz: "o importante não é convencer de que estou certo e sim de que meu adversário está errado"

Nenhum comentário:

Postar um comentário