Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Mestre das cores Henri Matisse é tema de exposição em São Paulo

Mostra na Pinacoteca do Estado fica em cartaz até 1º de novembro.
A mostra “Matisse hoje”, que integra o calendário oficial do Ano da França no Brasil e fica em cartaz até 1º de novembro, reúne cerca de 80 obras de importantes coleções públicas e privadas do Brasil e da França, como o Musée National d’Art Moderne – Centre Pompidou (Paris), a Biblioteca Nacional da França e o Musée Matisse (Le Cateau-Cambrésis).

Veja imagens das obras do artista francês Henri Matisse

Foto: Sucession H. Matisse

'Nature morte au magnolia', de Henri Matisse.

Montada sob a curadoria de Emilie Ovaere, do Musée Matisse, e assistência de Regina Teixeira de Barros, do corpo técnico da Pinacoteca do Estado, a mostra é composta por pinturas, esculturas, desenhos, fotos, documentos e livros ilustrados de Henri-Émile-Benoît Matisse.

O público poderá acompanhar a evolução do processo criativo do artista, em um percurso retrospectivo. Entre os destaques, estão as obras “Nature morte au magnoia” (1941) e “Nu rose assis” (1935-36), os painéis serigrafados “Océanie”, “Le ciel” e “Océanie, la mer”; e as pranchas do livro “Jazz”, editado em 1947.

Outro destaque são as imagens realizadas por importantes fotógrafos como Henri Cartier-Bresson e Man Ray, que retratam Matisse no cotidiano e em seu ateliê.

Paralelamente, a mostra será acompanhada por trabalhos de cinco artistas da cena francesa contemporânea que dialogam com a criação de Matisse: Philippe Richard (Dijon,1962), Pierre Mabille (Amiens, 1958), Cécile Bart (Dijon, 1958), Christophe Cuzin (Saint Simeon, 1956) e Frédérique Lucien (Briançon, 1960).

Exposição "Matisse hoje"

Quando: de 5 de setembro a 1º de novembro (terça a dom, das 10 às 18h)
Onde: Pinacoteca do Estado, Praça da Luz, 2, Centro, tel. (11) 3335-4990
Quanto: R$ 6 e R$ 3 (meia) / grátis aos sábados

Nenhum comentário:

Postar um comentário