Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

domingo, 13 de setembro de 2009

Empresas japonesas criam robô para ajudar a carregar pacientes em clínicas e hospitais

Chamado de RIBA, o robô é capaz de levantar e levar com segurança pacientes de até 61 quilos de uma cama para a cadeira de rodas

 Reprodução

As empresas japonesas Riken e Tokai Rubber Industries (TRI) desenvolveram um robô que pode ajudar a carregar pacientes em clínicas e hospitais.

O RIBA, sigla para Robot for Interactive Body Assistance, foi construído para dar assistência interativa às pessoas e pode mover com segurança um paciente de até 61 quilos de uma cama para a cadeira de rodas, e vice-versa.

>>Conheça outros robôs com inteligência artificial

De acordo com as empresas, a ideia surgiu para facilitar o trabalho de enfermeiros em clínicas e hospitais.

As pesquisas fazem parte do esforço para melhorar a qualidade de vida em um país com uma das populações mais velhas do mundo: até 2055, espera-se que o grupo de pessoas com mais de 64 anos represente 40,5% do total de japoneses.

Os braços do robô se assemelham a anatomia humana e possuem sensores táteis, já o corpo é feito de espuma para garantir o conforto aos pacientes.

 Reprodução
RIBA tem feições simpáticas que lembram personagens de desenho animado. Os pesquisadores afirmaram ser cuidadosamente pensadas para que as pessoas não se sintam desconfortáveis sendo carregadas por máquinas com feições humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário