Os carros são considerados um dos grandes vilões do aquecimento global e do caos em grandes cidades como São Paulo. No entanto, a produção e o consumo de veículos não param de aumentar, cerca de 13 mil veículos entram em circulação por dia só no Brasil. Enquanto a população cresce numa média de 1%, a frota de carros aumenta em 9,5% ao ano. Assista à animação que a Galileu fez sobre o caos dos transportes.
Como mudar o presente para evitar um futuro alarmante? Há quem aposte que o futuro será sobre duas rodas. E a gente torce por isso. Os brasileiros já fazem mais de 15 milhões de viagens com bicicleta por dia. Ok, ainda é muito perigoso pedalar em cidades grandes, faltam ciclovias e educação no trânsito, mas é um começo.
Para facilitar a pedalada, o britânico campeão olímpico de ciclismo, Chris Boardman, projetou o design da bike do futuro:
Sua estrutura será de fibra de carbono, o que a torna muito leve, o aro das rodas é menor para aumentar a eficiência, os pneus são à prova de furos e tem contador de calorias gastas com o pedalar. E o melhor: ela aproveita a energia solar para alimentar uma bateria que faz com que ela ande sozinha quando o ciclista estiver cansado. Leia mais aqui.
Chris diz que a bicicleta do futuro só estará disponível comercialmente dentro de 20 anos, mas afirma que já temos a tecnologia disponível para construí-la hoje.
Você deixaria de usar o carro para andar de bicicleta?
Nenhum comentário:
Postar um comentário