Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Amigo para todas as horas

"Os amigos são os irmãos que podemos escolher". Essa é apenas uma das diversas definições existentes para amizade. Mas, todas coincidem em um ponto: a importância de ter amigos. Eles podem ser o apoio necessário para enfrentar os percalços do cotidiano ou a receptividade para dividirmos as alegrias da vida. De qualquer forma, os amigos são fundamentais para a constituição de grupos sociais, como aponta o diretor da Faculdade de Comunicação Social (FCS) e pesquisador do tema "relações sociais", professor João Maia.

http://claudinhadias.flogbrasil.terra.com.br/1184968998.jpg

"A amizade é essencial para a coesão social. É um elemento básico para a constituição do que podemos chamar de ´rede`. Essa rede nos protege de ameaças externas a nosso grupo; protegemos uns aos outros a partir dela", destaca Maia.

Ter um "ombro amigo" pode representar, também, a melhor forma de combater o estresse de um dia de trabalho. "No dia a dia, nada melhor do que um bate-papo com um amigo querido, que nos regenera das energias gastas no cotidiano estressado da cidade contemporânea", explica o professor. Entretanto, ele também pontua que um bom amigo é aquele capaz de nos alertar quando necessário. "O amigo é um lugar de conforto, que nos remete à idéia do aconchego familiar; mas que também nos coloca frente a frente com os nossos problemas. Ele problematiza e acalenta", completa.

CIÚME DE AMIGO – Como qualquer tipo de relação, a amizade também pode apresentar pontos negativos, como o ciúme. A professora do Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Cláudia Barcelos Rezende, observa que esse tipo de sentimento entre amigos é comum. "É possível sentir ciúmes do amigo quando a consideração e o afeto esperados não acontecem em função da atenção dada a outras relações, como as relações amorosas", diz a professora.

Já quanto à influência das novas mídias, como o Orkut, nas relações de amizade, a professora declara que vê essas ferramentas como um caminho para se fazer novos amigos. "Não acredito que a amizade se torne superficial, mas sim que estamos vendo novas formas de criar laços de amizade, mais diversificados, também, em seus conteúdos e práticas", opina.

É indiscutível que bons amigos podem fazer a diferença para a vida social. Todas os aspectos que rodeiam essas relações levam ao aprendizado e ao engrandecimento pessoal. No dia 20 de julho, comemora-se o Dia da Amizade, entretanto, os amigos devem ser valorizados por todo ano.
http://farm1.static.flickr.com/52/194091122_00d4947e0d.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário