Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

quarta-feira, 29 de abril de 2009

BOMBA: ALERTA DA OMS CHEGA AO NÍVEL 5, O ÚLTIMO ANTES DA PANDEMIA

Mundo está a um passo de pandemia de gripe suína, confirma agência da ONU

A Organização Mundial da Saúde elevou nesta quarta-feira (29) o nível de alerta de pandemia de gripe de 4 para 5 (numa escala até 6), por conta da ameaça da gripe suína iniciada no México, que já matou pelo 8 pessoas e contaminou 114 em 11 países de 4 continentes e dá sinais de estar se espalhando pelo mundo.

Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença

O anúncio foi feito pela chefe da OMS, Margaret Chan. Ela disse que a doença está se espalhando rapidamente e deve ser levada a sério. Mas, segundo ela, o mundo está "mais preparado do que nunca" para enfrentar a possível pandemia.

A fase 5, de acordo com a escala da OMS, ocorre quando há um sinal forte de que a pandemia (epidemia de alcance mundial) é iminente.

alerta significa que há pouco tempo para finalizar os trabalhos de organização, comunicação e implementação de medidas para mitigar a crise.

Foto: AP

Com roupa protetora, médico atende a pacientes suspeitos de terem gripe suína, nesta quarta-feira (29), no Hospital Naval, na Cidade do México.

A decisão de elevar o nível de risco foi tomada após consultas intensas com especialistas e analistas. Em reunião poucas horas antes, o nível havia sido mantido em 4. A elevação do nível 3 para o 4 havia ocorrido na segunda-feira (27).

A mudança do status coloca governos e companhias farmacêuticas em alerta em relação à necessidade de começar a fabricar drogas antivirais e a acelerar esforços para criar uma vacina para combater a cepa de gripe.

Chan disse que os estoques de antivirais da agência não são suficientes, e que será necessário o apoio de empresas e governos. Ela elogiou a maneira "aberta e transparente" como as autoridades mexicanas estão enfrentando a situação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário