Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

8 >>> ÁRVORES POLUEM E AQUECEM O PLANETA

Plantar árvores não é bom para o meio ambiente. Elas poluem, causam câncer e aquecem a Terra. "Há 20 anos os cientistas sabem que árvores ajudam a criar ozônio, um dos maiores poluentes do ar", afirma o biólogo americano Mark Potosnak, autor de um estudo provando que as plantas são causam a poluição de Las Vegas. "Mesmo uma pequena quantidade delas em uma grande cidade faz a qualidade do ar piorar muito." A explicação do biólogo é que, sozinhas, as árvores são inofensivas.

Elas emitem um composto que estimula a formação do ozônio, o gás que protege a atmosfera dos raios ultravioletas. Até aí, tudo bem. O problema é que esse composto, combinado com o óxido de nitrogênio dos carros, faz algumas espécies criar ozônio em quantidades venenosas, que podem causar câncer e problemas pulmonares. Em Las Vegas, a concentração do gás estava 30% acima do nível recomendado.

DESMATAR? O físico indiano Govindasamy Bala também diz que as árvores não são tão boas quanto parecem. Há dois anos, mostrou que elas contribuem para o aquecimento global. Em regiões polares, por exemplo, fazem o solo absorver calor e aumentar a temperatura. Então a solução é sair por aí desmatando parques e florestas? “Normalmente é muito impopular cortar árvores... e as máquinas de poda são agressivas para omeio ambiente”, diz o biólogo Mark Potosnak.”A melhor solução é deixá-las morrer e substituí-las por espécies menos poluidoras.” Pinheiros ou acácias, por exemplo.

"Árvores e pombos são as maiores pragas da humanidade"

9 >>> A PIRATARIA MELHORA A ECONOMIA

O capitalismo como conhecemos hoje foi salvo pela pirataria. "Se as leis de direito autoral tivessem segurado os piratas, hoje viveríamos em um mundo no qual os Estados Unidos estariam mais para uma gigantesca fazenda", afirma Matt Mason, autor do livro The Pirate's Dilemma (O Dilema do Pirata, sem tradução para o português e livre para download no site www.thepiratesdilemma.com). "A pirataria mantém o capitalismo e a democracia em xeque.

É seu papel fazer o jogo de pesos e contrapesos, oferecendo boas coisas para a sociedade." Depois de o álbum In Rainbows, do Radiohead, liderar as vendas britânicas ao ser colocado para download gratuito na internet, não restaram muitos argumentos contra a pirataria musical. O CD físico vendeu 1,2 milhão de cópias e 100 mil boxes, superando o lucro do disco anterior da banda e deixando os executivos da Warner rindo à toa.

MODELO: Os piratas têm o papel de reguladores. Mostram onde estão as falhas do sistema e indicam onde e como ele pode melhorar. É por isso que até o funk carioca melhora a economia. "No Brasil, os músicos do funk fazem dinheiro baseados em cópias baratas e remixes de CDs. Os jovens do Rio queriam mudar o modelo da indústria da música, mas foi a indústria que olhou o que estava acontecendo ali", diz Matt Mason. "As companhias agora estão legalizando o modelo de negócios criado pelos piratas."

"É imoral cobrar por coisas que podem ser pirateadas. Já imaginou o mundo sem os cds do Playstation 2 de dérreal?"

10 >>> NOVELAS DIMINUEM O NÚMERO DE FILHOS

Duas grandes e populosas nações conseguiram a proeza de reduzir em 40 anos a taxa de natalidade de maneira espetacular. A China viu sua fertilidade cair de 5,8 em 1960 para 1,8 filho por mulher em 2000. No Brasil, a queda foi de 6,3 para 2,3 no período. Mas, enquanto na China foram feitos investimentos pesados em programas de controle de natalidade, o Brasil não fez nada disso. Sim, dá para colocar a conta na popularização do uso de anticoncepcionais, aumento de escolarização e entrada da mulher no mercado de trabalho. Porém o principal fator no caso brasileiro foi outro: as novelas. "Regiões cobertas pelo sinal da Globo têm taxas de natalidade significativamente menores", afirma Alberto Chong, economista do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e um dos responsáveis pelo estudo Novelas e Fertilidade: Evidências do Brasil. "Elas são poderosíssimas na idealização da família pequena."

O pesquisador foi atrás dos motivos citados pelos experts para explicar os números da natalidade e descobriu que a taxa de escolarização e de disseminação de métodos contraceptivos não eram proporcionais à queda na fertilidade brasileira. Mas, percebendo que as novelas chegam a 98% dos lares brasileiros e que os núcleos familiares dos enredos são pequenos (custa caro pagar muitos artistas), ele comparou o número de filhos das protagonistas com a taxa de natalidade no País e... bingo! Os dados batiam.

BEBÊ A BORDO: Onde a taxa de natalidade era menor, a maioria das crianças ganhava nomes de personagens das novelas. Lembra do cigano Igor? Seu primo não tem o mesmo nome à toa.

11 >>> ESCOLAS MISTAS PREJUDICAM OS MENINOS

Se os homens tinham dúvidas que mulher atrapalha os estudos, agora há provas. Uma pesquisa da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, mostrou que os meninos têm as notas mais baixas quando estudam com garotas, mas, em turmas de um sexo só, não há diferenças entre as notas. Quando tem mulher na classe, eles se distraem, deixam as melhores notas para elas e não passam no vestibular. "O problema da diferença das notas masculinas e femininas começa no primário e se reflete na faculdade", afirma a pesquisadora Sheree Gibb, uma das responsáveis pelo estudo.

Na Nova Zelândia, as garotas levam vantagem em todos os graus de ensino superior: têm 63% dos diplomas de graduação, 57% dos de mestrado e 51% dos diplomas de doutorado. Tentando descobrir o motivo, os pesquisadores foram atrás das notas de escolas mistas e de um sexo só (na Nova Zelândia há escolas públicas unissex). As provas mostraram que, quando colocados em escolas masculinas, os garotos se comportam melhor e tiram notas tão boas quanto as delas. "A diferença no rendimento pode ser explicada pelo comportamento das crianças", diz a pesquisadora. "Os meninos tendem a ser aéreos, agressivos e agir de modo inapropriado quando estão com garotas."

"Certo, mas se não tem mulher na escola, qual a motivação mesmo?"

FIM...

Nenhum comentário:

Postar um comentário