Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Brasil tem 844 casos graves de nova gripe, informa Ministério da Saúde e aulas são adiadas mais uma vez no estado do Rio de Janeiro

Em relação a esse total, taxa de mortalidade é de 11,4%.
Número de mortes é de 96; confirmações locais até ontem já somam 129.
O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (5) o boletim epidemiológico semanal da nova gripe, contabilizando 2.959 casos casos confirmados de influenza A (H1N1) entre 25 de abril e 1º de agosto. Isso representa 17% do total de pessoas com sintomas de qualquer tipo de gripe registrado pela pasta. Os números do ministério consolidam dados enviados por secretarias estaduais e municipais de saúde. Ainda segundo a nota do ministério, 71,5% das pessoas infectadas pelo vírus H1N1 apresentaram sintomas leves.

Os demais -- 28,5% ou 844 pessoas -- tiveram febre, tosse e dificuldade respiratória, mesmo que moderada. Tais sintomas configuram síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Dos 844 pacientes, 55,6% são mulheres.

O boletim revela, portanto que tanto em números absolutos quanto proporcionalmente, a nova gripe causou mais casos graves. São 844 pessoas seriamente afetadas pela nova gripe (28,5% do total).

Entre os infectados pela influenza sazonal (a gripe comum), a proporção de casos que apresentaram SRAG foi de 22,3%. Isso representa 318 pessoas, nem 40% do total de casos graves da gripe suína.

O número de mortes do ministério é 96 até 1º de julho. O governo federal ainda considera 38 óbitos em São Paulo, quando o governo do estado já confirma 50, por exemplo, e 15 no Paraná, quando lá já foram confirmadas 25 mortes causadas pela doença. As confirmações de secretarias estaduais até ontem somavam 129, sem contar anúncios de prefeituras, nesta quarta-feira.

Das 96 mortes registradas, 14 eram gestantes. A nota reitera que gravidez e doenças cardíacas e neurológicas são os principais "fatores de risco para óbito".

O ministério também informa que nos casos graves de pessoas infectadas pelo novo vírus com pelo menos um fator de risco, a letalidade foi de 23,5%. Entre os pacientes sem nenhum fator de risco a letalidade foi de 8,9%. A conclusão: "quem tem pelo menos um fator de risco e doença grave pelo novo vírus tem 2,63 vezes mais risco de morrer, quando comparado com o grupo de pessoas, também com doença grave pelo novo vírus, mas sem fator de risco".

ENTENDA A GRIPE SUÍNA E O TERROR DA MÍDIA - INFLUENZA A ( H1N1 )




A prefeitura do Rio decidiu também adiar as aulas na rede municipal de Educação por causa da nova gripe, seguindo a recomendação do governo estadual.

Com isso, os alunos do ensino fundamental deverão retornar às aulas no dia 17. Já as creches só serão reabertas no dia 24 de agosto, mesma data em que retornarão às salas professoras e alunas grávidas.

A decisão foi anunciada na tarde desta quarta-feira (5), pelos secretários de Saúde, Hans Dohman, e de Educação, Claudia Costin, pela televisão, no canal MultiRio, durante a capacitação de 30 mil professores da rede municipal. Eles receberam orientação e tiveram esclarecidas suas dúvidas em relação à nova gripe.

De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, cada escola definirá como vai repor os dias perdidos. Os professores também ficarão em casa, segundo a secretaria. No entanto, eles deverão comparecer por dois dias em suas unidades de ensino para realização do planejamento.

UFF também adia aulas

A Universidade Federal Fluminense (UFF) também anunciou nesta quarta que suspenderá a volta às aulas no dia 10 de agosto.

Segundo comunicado da universidade, "a UFF aguardará fatos novos quanto à evolução da doença, e na próxima quarta-feira, 12 de agosto, emitirá outra nota oficial sobre o possível retorno no dia 17 ou em data posterior".

Estado fará nova reunião na próxima semana

Nesta quarta-feira, os secretários estaduais de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, e de Educação, Tereza Porto, anunciaram um novo adiamento das aulas na rede pública estadual, por causa da nova gripe.

Com isso, o início do segundo semestre, que estava marcado para a próxima segunda-feira (10), deve ocorrer apenas no próximo dia 17. Uma nova reunião será realizada na próxima quarta-feira (12) para uma nova avaliação do quadro.

"Nós decidimos fazer essa reunião na quarta-feira para dar um tempo de as famílias se organizarem caso haja necessidade de adiar novamente. A princípio, as aulas vão recomeçar dia 17 de agosto", afirmou a secretária Tereza Porto, acrescentando que com o novo calendário letivo prevê aulas até o dia 22 de dezembro, além de oito sábados letivos no segundo semestre.

Recomendação vale para municípios e rede particular

Segundo os secretários, a mesma recomendação vale para as redes municipais de ensino e para as escolas particulares.

"Mas é uma recomendação. Tanto as secretarias municipais de educação quanto as escolas particulares têm autonomia para decidir", ressaltou Tereza.

Decisão inclui Faetec

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, a decisão se estende às unidades da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). Ele informou que também vai emitir nota com a recomendação para reitores de universidades estaduais e federais.

A Prefeitura do Rio já anunciou que também adiará as aulas do ensino fundamental para o dia 17 na rede municipal. Já as creches ficarão féchadas até dia 24 de agosto, mesma data em que retornarão às aulas professoras e alunas grávidas. As demais prefeituras do estado ainda não se pronunciaram sobre a decisão do governo.

De acordo com o secretário de Saúde Sérgio Côrtes, a decisão de um novo adiamento das aulas foi tomada após uma reunião com o governador Sérgio Cabral, em que foi apresentado um quadro da doença nos últimos dias no estado.

Diferença em relação a gestantes

Segundo Côrtes, foram observados os perfis dos pacientes que foram atendidos nos centros de referência da gripe, com o objetivo de comparar a evolução do quadro da nova gripe com a gripe antiga.

"Não identificamos até o momento qualquer diferença do acomentimento de crianças, idosos e de adultos jovens. O que nós estamos identificando uma grande diferença é o acometimento das gestantes", afirmou o secretário.

"Em contrapartida, nós achamos prudente a decisão nossa, junto com o governador, de ser extremamente zeloso no que diz respeito ao retorno às aulas. Nós achamos que neste momento ainda não é prudente o retorno às aulas porque ainda existem muitas dúvidas", completou.

Rede tem 1,5 milhão de estudantes

A rede estadual de ensino conta com 1,5 milhão de estudantes matriculados em 1.437 instituições subordinadas à Secretaria estadual de Educação, além de cem mil alunos da rede técnica estadual.

No dia 29 de julho, o governo do estado já havia prorrogado o início das aulas para o dia 10 de agosto. A decisão foi seguida por prefeituras de pelo menos 30 municípios no Rio e 70% das escolas particulares.

RJ tem 19 mortes confirmadas

Na última terça (4), a Secretaria estadual de Saúde do Rio confirmou que subiu para 19 o número de mortes provocadas pela nova gripe em todo o estado.

Dos três novos casos de vítimas fatais, dois foram no Rio, e um em Pinheiral, no Sul Fluminense. Entre as vítimas estão duas mulheres, de 32 e 33 anos, respectivamente; e um homem, de 30 anos. Na segunda (3), a Secretaria de Saúde havia confirmado outras sete mortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário