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quinta-feira, 18 de junho de 2009

A nova Era do Gelo

Fomos aos estúdios Blue Sky, em Nova York, para mostrar os bastidores e os desafios tecnológicos da terceira parte da animação de US$ 100 milhões que estreia no dia 1° de julho no Brasil

GENTLEMAN: Boa-praça, gentil mas também muito folgado, o bicho-preguiça Sid é interpretado pelo ator John Leguizamo

Parece mais um prédio comercial típico dos subúrbios americanos, silencioso e rodeado por pinheiros cheios de folhas secas, culpa do inverno que já chegava ao fim. A cerca de meia hora de Manhattan, os escritórios dos estúdios Blue Sky só mostram sua verdadeira vocação na recepção, onde apenas alguns quadros com personagens como o esquilo pré-histórico Scrat, criação do brasileiro Carlos Saldanha, quebram a monotonia do ambiente empresarial. Não fossem os bonecos - alguns até de personagens como Shrek e Wall-E, desenvolvidos pelos rivais Pixar e Dreamworks - equilibrados em cima das baias cinzas, haveria poucas pistas de que ali está sendo produzido A Era do Gelo 3, animação que estreia mundialmente no dia 1° de julho.


Com exceção da sala onde são criadas as esculturas dos personagens, só se veem pessoas concentradas em seus computadores. São neles que nos últimos três anos o elefante Manny, o tigre Diego, o bicho-preguiça Sid e Scrat vêm ganhando vida. A participação do esquilo cresce no filme e surge Buck, uma doninha que é, segundo o produtor John Tonkim, "uma mistura de Indiana Jones com o Coronel Kurtz, de Apocalipse Now".

Pela primeira vez, A Era do Gelo ganhará uma versão 3D. "Não sabia como entrar nisso, mas tentamos evitar os clichês", afirma Saldanha, consciente da responsabilidade de manter o novo filme à altura dos antecessores. "Agora nós temos a pressão do público, que ama os personagens e quer continuar a amá-los." Veja ao lado como o estúdio quer manter esse caso de amor.

DIÁRIO DA PRODUÇÃO
Uma animação com cerca de uma hora e meia de duração leva até três anos para ser finalizada. No caso de A Era do Gelo, tudo começa com esboços. Depois, eles ganham vida nos computadores
1>>>RASCUNHOS
O filme começa na prancheta de Peter de Sève, que é quem desenha todos os personagens. "O nariz de Sid, o bicho-preguiça, é inspirado no focinho do meu cachorro", afirma o desenhista
2>>>REFERÊNCIAS
Os cenários não surgem do nada. Os desenhistas usam imagens de lugares reais como fonte de inspiração. "Este filme tem mais cenários, mais plantas e mais efeitos", diz Carlos Saldanha
3>>>ESCULTURAS
Depois de o diretor de arte definir a aparência dos personagens, eles são esculpidos para servir de referência aos animadores
4>>>MOVIMENTO
No computador, os personagens primeiro ganham o esqueleto. Depois os animadores aplicam a pele e outros materiais, além de determinar os movimentos dos animais
5>>>TRÊS DIMENSÕES
Fazer um filme para ser exibido em 3D nos cinemas encarece em até 10% a produção, além de levar 20% mais tempo para ficar pronto. São necessárias câmeras especiais. E a edição também é diferente. Os cortes entre as cenas não podem ser muito rápidos

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