Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sábado, 21 de novembro de 2009

Inventor cria colete protetor de coluna para motociclistas

 Divulgação
O colete pode proteger os motoboys em lesões na coluna e no crânio

A cada dia, 30 mortes são causadas por acidentes de moto, segundo dados do Ministério da Saúde. Por ano, o número chega a 10 mil.

No entanto, as lesões causadas no crânio, pescoço e coluna, que são comuns em acidentes de moto, não fazem parte dessas estatísticas. Fato que pode fazer com que os condutores deixem de andar de motocicleta por um bom tempo ou mesmo de forma definitiva.

Foi pensando nisso que o engenheiro civil Luiz Roberto da Silva criou o Colete Protetor de Coluna. O invento, que já tem patente requerida, funciona com uma proteção complementar ao capacete e envolve mais o pescoço e a cabeça, diferentemente dos protetores de coluna no mercado hoje.

“Presenciei muita gente sofrer complicações no pescoço e na cabeça, mesmo em baixa velocidade e com o uso de capacete, pois o impacto é muito grande. O colete ‘segura’ a pessoa desde a cabeça até o meio da coluna, ao mesmo tempo permitindo a mobilidade e a dirigibilidade, já que sua rigidez é maior na área do pescoço”, afirma o inventor.

 Divulgação
O colete está na fase de protótipo

Para o engenheiro, o produto pode ser feito de fibra de carbono, fibra de vidro reforçada ou alumínio revestido com espuma.

Ele acredita que a fibra de carbono poderia ser o material mais indicado, por garantir rigidez suficiente e, ao mesmo, proporcionar leveza ao equipamento. No entanto, há um empecilho: o material é mais caro que as demais fibras.

O inventor construiu um protótipo em uma pequena escala (1/20), e com isso não foi possível fazer os testes adequados. Silva está à procura de parceiros para ajudar a d

Nenhum comentário:

Postar um comentário