Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Médicos garantem: sexo não tem tempo de duração ‘certo’


Data Tema
Domingo (26) Orgasmo
Segunda (27) Gravidez e pílula
Terça (28) Virgindade
Quarta (29) Urologia
Quinta (30) Ejaculação
Sexta (1) Primeira vez
Sábado (2) DSTs

Sexo é sempre bom. Mas é melhor ainda quando é feito com tranquilidade. Tem coisa mais chata do que estar em uma relação se preocupando com alguma coisa? E se preocupando com o relógio, não é mais chato ainda?

Por isso a série “Sexo sem dúvidas” dedica a responder dúvidas sobre o “tempo regulamentar” da ejaculação. Quando ela é considerada precoce? Quando é considerada demorada? As duas respostas são mais parecidas do que você imagina.


Confira as respostas da série de janeiro:
- Primeira vez
- Ejaculação

- Masturbação
- Menstruação
- DSTs
- Anticoncepcionais

- Orgasmo

http://eternaaprendiz.files.wordpress.com/2008/05/sexo2.jpg

A primeira dúvida é do William:

willian|28/01/2009 10h25
Matéria muito instrutiva aos mais leigos. Parabéns G1! - Se antes da relação sexual você estiver naquele amasso e passando a mão na 'cabeça' sentir um pouco de orgasmo, tem perigo de engravidar na penetração ? Isso já pode ser chamado de ejaculação precoce?

Bom, William, primeiro, vamos separar: orgasmo é uma coisa, ejaculação é outra e lubrificação é uma terceira.

Orgasmo é, na verdade, aquela sensação de prazer intenso que você sente quando chega no “auge” da relação sexual. Ejaculação é o líquido que o homem libera no momento do orgasmo. E lubrificação é o líquido que sai no começo da excitação sexual – o objetivo dele é facilitar a entrada do pênis na vagina.

Isso que você sente na cabeça do pênis quando está, como você diz, “naquele amasso”, não é nem orgasmo nem ejaculação, é a lubrificação. Então, primeiro, fique tranqüilo: não é ejaculação precoce. “Ejaculação precoce ocorre quando o homem é incapaz de retardar a ejaculação em quase todas as penetrações vaginais”, explica o urologista Maurício Hachul.

Como as pessoas sabem se a ejaculação ocorre cedo demais? Simples: se estiver atrapalhando o casal. Não existe um tempo “mínimo”, varia de casal para casal. Como regra fica: se o homem sente que não tem controle sobre a ejaculação e a parceira se sente insatisfeita, vale a visita ao médico. O tratamento pode envolver desde sessões de psicoterapia até remédios antidepressivos. Agora, não é qualquer antidepressivo, então não vá sair por aí se automedicando – é muito perigoso. Só o seu médico vai saber receitar a melhor forma de resolver o seu caso.

Agora, sobre a outra parte da sua pergunta: de acordo com o urologista Renato Fraietta, esse líquido não contém espermatozóides. “É uma secreção que sai de glândulas na uretra e não teria como engravidar”, explica o médico. Mas, por garantia, é melhor tomar cuidado. A uretra é também por onde passa o esperma. Às vezes, é difícil controlar o início da ejaculação e o pênis deixa escapar um pouquinho. Por isso, William, a técnica do “coito interrompido” não é uma forma segura de evitar a gravidez: ela chega a falhar em até 50% dos casos.

Para não ter uma gravidez indesejada nem contrair doenças sexualmente transmissíveis, use sempre camisinha. Afinal, como a gente disse, sexo bom é sexo tranquilo.

Agora, a pergunta do Adriano trata de um problema oposto à ejaculação precoce.

ADRIANO GOMES|28/01/2009 22h41
Li sobre a ejaculação precoce, mas gostaria de entender um fato contrário a ela: por que algumas vezes a transa rola solta, demora muito e não há ejaculação?

Pois é, Adriano, tem muita gente por aí que acha que demorar para ejacular não é um problema. E pode ser sim. Afinal, tão chato quanto o sexo terminar antes da hora que você gostaria é ele parecer que não vai chegar nunca ao fim.

Mas, como a gente já disse, sexo não tem tempo mínimo nem máximo. Cada casal é que sabe qual é o seu ideal. E como no caso da ejaculação precoce, a hora de procurar ajuda é a hora que isso incomoda.

“Em geral, a maioria dos homens não costuma se queixar quando a ejaculação demora, o que a gente chama de ejaculação retardada. Mas se é demais pode sim ser um problema médico”, explica Renato Fraietta.

Quando isso acontece a causa é geralmente psicológica. “Na maioria das vezes é o nervosismo e a ansiedade que atrapalham e o homem não consegue ejacular”, afirma o urologista.

O tratamento, novamente como na ejaculação precoce, é feito com psicoterapia e /ou antidepressivos e tem boas taxas de sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário