Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Ambientalistas instituem o 'dia sem sacolas'

Cerca de 500 bilhões de sacos plásticos vão para o lixo todos os anos, no mundo. Esta quinta foi dia de levar a mudança de hábito. Um supermercado distribuiu sacolas de pano e caixas de papelão.

O dia 15 de Outubro foi a data escolhida por ambientalistas de 33 países pra chamar a atenção para um problema que a gente, sem perceber, leva para casa todos os dias. É o que mostra o repórter César Menezes.

A casa de Cristina é verde e ecologicamente correta. A água é reutilizada nos banheiros. O lixo é separado para reciclagem. Mas a sacolinha de plástico ela não consegue evitar.

“Como você vai sair do mercado sem uma sacolinha plástica? Não tem como”, disse a bancária Cristina Muller.

Muita gente não vive sem ela. "Pra carregar sozinha na hora que desce do prédio é complicado”, conta a professora Ângela Fernandes. A aposentada Kati Caracciolo conta que também usa muito o saco plástico. "Eu uso muita sacolinha, ponho tudo lá dentro. É prático né?".

A maioria de nós tem em casa um lugar separado para guardar esses saquinhos. E, por mais que esse lugar esteja sempre abarrotado, nós não achamos que esse seja um gesto tão prejudicial para o meio ambiente.

Mas, de um em um, 500 bilhões de sacos plásticos são jogados no lixo todos os anos, no mundo inteiro.

Tanta poluição, que hoje foi dia de incentivar uma mudança de hábito. Um supermercado distribuiu sacolas de pano e caixas de papelão para levar as compras.

Gisandra ainda usa, mas bem menos. "Uma compra por mês que você guarde o saquinho pra por em saco de lixo, tudo, no banheiro, você guarda. O resto vai tudo em caixa", disse a bancária Gisandra Souto.

Uma rede de lojas quer cortar pela metade o uso de sacos plásticos até 2013. "A gente já conseguiu 10% dessa redução, o que representa em torno de 50 milhões de sacolas que deixaram de ir pro meio ambiente por meio das compras dos nossos clientes", contou Felipe Antunes, consultor de Sustentabilidade do supermercado.

A meta será atingida e a poluição vai diminuir quando todo mundo perceber que um saco de plástico pode ser útil, mas não é tão indispensável assim.

"A gente conseguiu viver tanto tempo sem, acho que dá pra viver sem de novo. Aquelas sacolas de feira antigas, da vovó, são charmosas agora né", disse a fotógrafa Luciana Fenelon.

Veja dicas para reduzir o uso de sacolas plásticas

O Ministério do Meio Ambiente lançou a campanha “Saco é um saco” para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de se reduzir o uso de sacolas plásticas.

A dica principal dica para recusar as sacolas de plástico em supermercados é levar sacolas retornáveis, de tecido ou de fibras, caixas de papelão ou carrinhos de feira.

Para não esquecer de levar sempre a sacola retornável, a recomendação é deixar sempre uma dentro do carro ou perto da porta de casa.

É indicado também usar a criatividade e improvisar embalagens com caixas de papelão, engradados plásticos.

Se você esquecer a sacola retornável e precisar usar uma de plástico, aproveite toda a capacidade dela, que devem aguentar até 6kg.

Além disso, é bom lembrar que não é preciso usar sacolas plásticas para todo o tipo de lixo. Materiais recicláveis, por exemplo, podem ser acomodados em caixas. As sacolas plásticas devem ficar reservadas apenas para o lixo úmido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário