Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

terça-feira, 30 de março de 2010

Twitter completa quatro anos

Primeira mensagem do site foi enviada por Jack Dorsey no dia 21/03/2006. Depois de terminar 2009 estagnado, Twitter voltou a crescer em janeiro

Neste domingo (21), o Twitter completa quatro anos. Jack Dorsey - ou @jack -, um dos criadores do site, a seguinte mensagem, o primeiro tweet, no dia 21 de março de 2006: just setting up my twttr. Depois, Evan Willians (@ev) e Biz Stone (@biz), as outras duas cabeças por trás da invenção Twitter, enviaram a mesma mensagem, configurando meu twttr. O site, que viria a ser um fenômeno da internet mundial, ainda não tinha vogais no nome e pelos próximos meses funcionaria em uma versão fechada para testes.

Já como Twitter, ganhou prêmios e ficou famoso entre usuários assíduos de internet, mas nada que preparasse para o crescimento absurdo de 2009: de 5 milhões de usuários no começo do ano para 65 milhões no fim. Segundo dados divulgados no começo desse ano pela RJ Metrics, apenas 17% desses perfis são ativos e 40% nunca foram atualizados. Mesmo com todos funcionando, esse seria um número pequeno se comparado ao Facebook - há mais pessoas jogando FarmVille no Facebook do que pessoas no Twitter -, mas grande o suficiente para criar uma discussão sobre a forma como difundimos e consumimos informação.

Foram essas pessoas que usam o site - mesmo que poucas - que o tornaram relevante para a comunicação. Os usuários inventaram o RT, por exemplo, o retweet, quando você reenvia uma mensagem dando o crédito para o perfil do autor. O Twitter incorporou a ideia em uma ferramenta própria. As pessoas, pela forma como usaram o site, mudaram até o propósito do Twitter: de o que estamos fazendo agora, um uso trivial, para o que está acontecendo agora, um uso informativo. O número de usuários do Twitter voltou a crescer em janeiro de 2010, depois de terminar 2009 estagnado. A pergunta é: para onde o Twitter vai agora?

ÉPOCA preparou um infográfico que mostra de onde ele veio, além de dicas e curiosidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário