Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Proteção na medida certa: descubra qual é o filtro solar certo para você

Notícia do G1

filtro

Que usar filtro solar diariamente é fundamental para evitar o envelhecimento precoce e manter a saúde da pele ninguém duvida. Mas muita gente não sabe que não basta entrar na farmácia ou em uma loja de cosméticos e escolher qualquer um. Segundo a dermatologista Daniela Alvarenga, o certo é procurar um especialista, que indicará o produto adequado ao tipo de pele e ao tempo de exposição ao sol. “De modo geral, pessoas com a pele mais clara precisam de um FPS (fator de proteção solar) maior porque têm menos melanina”, diz ela.

Os filtros solares podem ser de três tipos: físicos, que refletem os raios solares, químicos, que os absorvem, e os que combinam as duas propriedades. Para peles oleosas, é recomendável escolher um produto oil free, já que os de consistência cremosa tendem a obstruir os poros. “No verão, o fator mínimo de proteção para rosto e corpo deve ser 30, mesmo para quem não estiver planejando se bronzear”, aconselha a dermatologista.

Para os que forem passar um tempo na praia ou na piscina, em exposição direta ao sol, o filtro deve ser reaplicado de hora em hora, a fim de garantir proteção constante. Mas não adianta passar o produto pela primeira vez depois de sair de casa: os filtros levam, em média, 40 minutos para começar a agir. “A pessoa ficaria esse tempo todo desprotegida”, alerta Daniela.

A profissional recomenda usar filtro em bastão, também com FPS 30, no mínimo, nos lábios, na área do buço e perto das pálpebras. “Na pele, o bastão deve ser passado por cima do filtro solar convencional”, ensina Daniela. Mas, se você está com medo de exagerar e acabar tendo problemas por causa disso, não se preocupe: de acordo com a dermatologista, não há estudos indicando que filtro solar em grandes quantidades seja prejudicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário