Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sábado, 17 de outubro de 2009

Descoberto novo anel gigante em Saturno

Saturno fica tão longe que é difícil ver o que acontece naquela área. O anel descoberto agora é tão escuro, com pouca matéria, que ficou invisível por mais de 400 anos desde a invenção do telescópio.

Um dos maiores planetas do sistema solar acaba de revelar mais um segredo. Foi descoberto um anel gigantesco e, mesmo assim, quase invisível, em volta de Saturno.

O planeta gigante parece um pontinho minúsculo diante da circunferência de milhões e milhões de quilômetros.

O maior dos anéis de Saturno é feito de gelo e poeira cósmica. Tão extenso que poderia conter mais de um bilhão de planetas do tamanho da Terra. E curiosamente viaja na contramão dos outros anéis.

Assim como a Terra, Saturno tem satélites e luas em sua órbita. Uma das maiores luas chama-se Febe.

Os cientistas acreditam que choques entre Febe e diversos cometas tenham produzido a poeira planetária que agora gira nesta mesma órbita.

Mas porque tanta demora pra encontrar o anel gigante?

Saturno fica tão longe do sol que é extremamente difícil enxergar qualquer coisa naquela região do Universo. E o anel descoberto agora é tão escuro, tem tão pouca matéria, que ficou invisível por mais de 400 anos desde a invenção do telescópio. Pra desvendar o novo mistério de saturno foi preciso mudar de tecnologia. E de ponto de vista.

O telescópio espacial Spitzer viaja há seis anos pelo Universo. Usa uma câmera infravermelha que ajudou os pesquisadores a mapear o novo anel.

Os astrônomos já desconfiavam da existência do anel, mas precisaram desses novos olhos para enxergá-lo. Agora, querem descobrir se assim como Saturno, outros planetas também têm anéis gigantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário