Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Liquidações em janeiro: como aproveitar (e não exagerar!) nas compras para toda a família

Notícia do site Crescer
Shutterstock

Em janeiro, é difícil livrar-se da tentação de aproveitar (muito!) as liquidações. Para qualquer lado que você olha, são peças para decorar sua casa, roupas para as crianças, aquele sapato novo que você tanto queria...e tudo com desconto! Mas é preciso aprender a controlar a conta bancária nesta época para garantir um ano mais equilibrado financeiramente.

O primeiro passo é avaliar o que você realmente precisa. “Comprar por comprar não é a melhor prática. É preciso se cuidar para não cair na armadilha do ‘compre 3, pague 2’, pois muitas vezes, você adquire coisas em exagero”, diz Reinaldo Domingos, educador financeiro e autor de O Menino do Dinheiro (Editora Gente). Ou seja, pense sobre o que você realmente precisa comprar neste momento - e no que pode ser adquirido mais tarde. O material escolar, por exemplo, é uma das prioridades no início do ano. “Seu filho ganhou muitas roupas e brinquedos no fim de ano? Então, deixe para comprar outros depois”, diz Dora Ramos, diretora da Fharos, assessoria contábil. Outra ideia é se organizar para que, em vez de exagerar e adquirir tudo no Natal, renove o armário dos pequenos em janeiro.

E não é por que as lojas estão em liquidação que a pesquisa de preços fica de fora. Confira antes, pela internet, qual é a melhor oferta - e só depois saia às compras. Assim, você economiza em gasolina, estacionamento e tempo. Na hora de pagar, se possível, prefira o pagamento à vista; se não, use o cartão de crédito. Para Domingos, o cheque pré-datado deve ser evitado. “Você pode correr o risco de a loja depositar antes, o que não acontece com o cartão de crédito, que ainda dá uma vantagem de 30 a 40 dias”, afirma.

Shutterstock
Como aproveitar as liquidações para bebês?

Os bebês crescem rápido e, entre tantas opções e preços baixos, vale a pena planejar a compra para não sobrar nem faltar.

-->Invista nas peças básicas e confortáveis, como os bodies, já que os bebês usam muita roupa, e escolha tamanhos diferentes, pois eles crescem rápido – você pode comprar para agora, para daqui a seis meses e até para daqui a um ano, basta tentar calcular o peso e o tamanho que ele vai usar em cada idade.

-->Outra dica é pensar na compra de acordo com as estações: roupas de frio precisam ser compradas para daqui a seis meses, enquanto as de calor podem ser apenas da numeração atual.

-->Roupas de festa devem ser adquiridas com moderação, pois logo serão perdidas. Ao comprar macacões, prefira os sem pé, para seu filho aproveitá-los por mais tempo. Os vestidos, como não têm cavalo, podem ser usados conforme a criança for crescendo.

Fonte: Sumaia Jundi, personal shopper no Rio de Janeiro

Janeiro é mês de balanço financeiro

O início do ano é ideal para fazer um balanço e pensar por que não sobrou dinheiro no ano passado - além de se planejar para os 12 meses seguintes. “Em um ano com Copa do Mundo, por exemplo, como 2010, os apelos comerciais podem ser ainda maiores e, por isso, é preciso se planejar financeiramente”, afirma Domingos.

Aproveite para fazer uma reunião com a família toda - inclusive com a participação do seu filho. Para ele, explique em termos concretos. “Diga à criança para que ela não fique muito tempo no chuveiro para que, ao economizar água, ele possa ir ao cinema, por exemplo”, diz. E torne esse momento em família agradável - vale até preparar um bolo, conversar antes de uma sessão do DVD preferido...”E nesta conversa, seja sincero com seu filho, mostre que não é possível ter tudo ao mesmo tempo”, afirma Dora Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário