Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sábado, 26 de novembro de 2011

Manifestantes impedem decolagem de avião na Líbia

Notícia do G1

Cerca de 100 líbios cercaram um avião de passageiros da Tunísia em um dos aeroportos da capital, neste sábado, retardando a sua decolagem em um protesto contra o governo. Testemunhas disseram à Reuters que cerca de uma dúzia de carros invandiu a pista do aeroporto de Mitiga, em Trípoli, na Líbia. Eles bloquearam um jato airbus 300-20, com passageiros a bordo.

A autoridade interina no poder desde que Muammar Kadhafi foi derrubado, o Conselho Nacional de Transição (CNT), está lutando para controlar diferentes interesses locais, muitos deles apoiados por milícias armadas.

Manifestantes líbios impediram avião de decolar em Trípoli, na Líbia, neste sábado (26) (Foto: Reteurs/Mohammed Salem)Manifestantes líbios impediram avião de decolar em Trípoli, na Líbia, neste sábado (26) (Foto: Reteurs/Mohammed Salem)

Os manifestantes eram de Souq al-Juma, distrito de Trípoli, reduto anti-Kadhafi durante a revolta contra governo. Eles disseram que queriam que o governo líbio abrisse uma investigação sobre um confronto na semana passada em que vários membros da milícia de Souq al-Juma foram mortos.

O confronto aconteceu em Bani Walid, a sudeste de Trípoli, que foi reduto pró-Kadhafi e um dos últimos lugares a se submeter à nova liderança da Líbia. "As pessoas estão protestando sobre a ação lenta da NTC. Eles estão colocando pressão para que o NTC tome medidas, e faça sua mensagem se tornar conhecida", disse El-Abdulrazzaq Aradi, de Souq al-Juma.

Uma porta-voz da Tunisair revelou que passageiros não foram prejudicados. Ela afirmou que alguns dos manifestantes tentaram invadir a aeronave, mas o piloto havia fechado a porta. Segundo ela, homens armados confirmaram o desejo de verificar a identidade de alguns líbios feridos a bordo do avião. A decolagem aconteceu mais tarde, com 54 passageiros a bordo. Alguns passageiros líbios preferiram sair do avião, sem dar detalhes.

Um repórter da Reuters no aeroporto de Mitiga disse que não havia sinal de violência. Os manifestantes tinham armas e usavam uniforme de combate, mas a maioria era de civis.

"Este é um protesto pacífico. O avião está intacto. Os passageiros estão bem. Não queríamos prejudicar ninguém", declarou Hosni Berbesh, um dos manifestantes. Ele disse que o objetivo do protesto foi "explicar que há um pedido, que o governo deve responder."

Nenhum comentário:

Postar um comentário