Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Cão chamado 'Huguito' em novela da Colômbia irrita governo da Venezuela

Notícia do G1 Mundo

Personagem 'insulta' orgulho venezuelano, disse órgão regulador.
'Brincadeira' ocorre em momento tenso da relação entre os vizinhos.

Da Reuters

O governo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, exortou uma emissora de TV privada a deixar de exibir uma telenovela colombiana na qual há um cão chamado "Huguito" e que, segundo o governo, insultaria o orgulho nacional venezuelano.

A novela "'Chepe Fortuna" - o título é o nome do personagem principal - também tem uma personagem que é uma secretária fofoqueira chamada "Venezuela".

Em um episódio, Venezuela perde seu cãozinho Huguito e uma amiga a consola: "Você vai se libertar, Venezuela!"

A secretária Venezuela e seu cão, Huguito, em cena da novela publicada no YouTube.A secretária Venezuela e seu cão, Huguito, em cena da novela publicada no YouTube. (Foto: Reprodução)

Somada ao pano de fundo das relações tensas entre os dois países vizinhos andinos nos últimos dez anos, a sátira provocou uma reação fortemente negativa do Conatel, o órgão estatal que regulamenta as telecomunicações na Venezuela.

"Venezuela é repetidamente caracterizada como estando ligada ao crime, à ingerência e à vulgaridade, numa manipulação descarada da trama que visa desmoralizar o povo venezuelano", disse a Conatel.

Na quinta-feira, a emissora local Televen deixou de exibir o capítulo do dia da novela.

Colombianos e venezuelanos adoram telenovelas, muitas das quais refletem as realidades políticas e sociais nacionais.

A sátira feita à Venezuela em "Chepe Fortuna" se dá num momento delicado, em vista da história de rupturas diplomáticas entre os governos de Bogotá e Caracas, ideologicamente opostos, desde que Chávez chegou ao poder, em 1999.

Críticos dizem que Chávez reprime a liberdade da mídia em seu país. Mas o presidente e seus partidários apontam para as críticas e sátiras a seu governo como provas da pluralidade supostamente existente no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário