Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Esfoliação: como preparar a sua pele para o verão

Notícia do site GNT.GLOBO.com

Esfoliação: como preparar a sua pele para o verão

esfoliação verão
Use a esfoliação a seu favor: deixe sua pele bonita na época mais quente do ano. Só não exagere / SXC
O verão está chegando e, com ele, é preciso investir no cuidado com a pele para que ela fique bonita na estação mais quente do ano. A esfoliação é um ótimo recurso para remover as células mortas e impurezas. A dermatologista Alessandra Haddad indica o procedimento uma vez por semana. “Mas é preciso levar em consideração o tipo de pele, o produto e a agressividade com que ela é realizada”, destaca.

A médica garante que não há problemas em esfoliar a pele bronzeada. Entretanto, ressalta a importância de fazê-lo com cautela. Na opinião da esteticista Márcia Pinto Ferreira, coordenadora de estética do Spa Posse do Corpo, o intervalo do tratamento em peles já expostas ao sol dever ser de 15 e 30 dias.

A dermatologista não recomenda esfoliação para peles secas. “Os esfoliantes são indicados para peles oleosas. São ainda uma ótima arma para ajudar as peles com acne”.

Evite o excesso
As profissionais são taxativas quando o assunto é o excesso de esfoliação. Segundo a dermatologista, a conseqüência pode ser o desequilíbrio no ph. “Isso causa o afinamento excessivo e leva a sensibilidade cutânea”, pondera. Já a esteticista chama atenção para uma reação contrária, conhecida como “efeito rebote”, que pode produzir ainda mais oleosidade nas peles com tendência a acne.

Esfoliantes faciais e corporais
Há diferença entre os esfoliantes faciais e os corporais. Para Alessandra, a principal está no tamanho e uniformidade dos grânulos. “Na face devem ser usados grânulos menores e bem uniformes. Já no corpo, podem ser maiores”, explica. Apesar de agir de maneira superficial, é importante usar um produto recomendado por profissionais.

A forma correta de utilizá-lo
O procedimento é simples. Basta aplicar pequenas quantidades do produto na região a ser esfoliada e contar entre cinco e dez movimentos circulares. As áreas de maior sensibilidade são os cantos dos lábios e a região dos olhos. “A região da órbita não deve ser esfoliada”, adverte a dermatologista. Depois da esfoliação, passe um tônico e o hidratante de rotina.

Márcia ensina truques: “massageie o rosto de dentro para fora e de cima para baixo na região do nariz, o sentido da drenagem linfática do rosto”. Enxágüe primeiro com água morna e depois lave com água fria. "Isso ajuda a retrair os poros e ativar a circulação”. E não deixe resíduos. “Tem que enxaguar direito. Isso leva mais tempo do que a esfoliação em si”, diz.

Esfoliantes caseiros
Os esfoliantes caseiros devem ser feitos com cautela. Márcia explica que o mais comum é feito com suco de limão e açúcar. Mas adverte: é preciso ter cuidado, pois pode manchar a pele. "O ideal mesmo é usar um esfoliante recomendado por um profissional”, diz a esteticista. Caso faça o esfoliante em casa com produtos naturais, não misture com cosméticos artificiais, alerta Alessandra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário