Spitz alemão "enxerga" por meio de ecolocalização
É muito comum deficientes visuais buscarem novas maneiras de perceber o mundo, e entre os animais esta forma de adaptação também parece acontecer. Rowan, um cachorro da raça sptiz alemão que nasceu sem os olhos, se utiliza da ecolocalização, mesma técnica usada por morcegos, para sobreviver. De acordo com o Express, dificilmente conseguimos perceber que ele não é um cachorro comum.
>> Cachorro que pratica parkour vira hit na web
>> Chinês treina cachorro para caminhar sobre duas patas
O cão, de pouco mais de um ano, usa o latido e depois escuta seu eco para saber para onde deve ir – assim como fazem os morcegos. Sua dona, a britânica Sam Orchard, diz que as pessoas raramente percebem que ele é cego, mas perguntam porque tem os olhos fechados o tempo todo.
Quando Sam, que é criadora de cães, percebeu que seu filhote não abria os olhos como os irmãos, decidiu levá-lo ao veterinário. Ela descobriu que o animal nascera sem os olhos por causa de um defeito genético, mas decidiu criar Rowan como os cachorros que já tinha.
Ela reparou que o comportamento do cão mudou quando ele começou as escutar o barulho das folhas das árvores que caiam no chão. Aos poucos, passou a se localizar melhor usando também os latidos. A dona diz ao site Small World que ele é um animal normal e vive feliz.
Assista ao vídeo abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário