Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Dia das Crianças tem 'caveirão' de brinquedo no Rio

Notícia do G1, RJ

Brinquedo possui adesivos estilizados parecidos com símbolo do Bope.
Bonecos de policiais armados vêm junto com o carro.

Brinquedo do caveirão vem com policial vestido de pretoBrinquedo do caveirão vem com policial vestido de preto (Foto: Christiano Ferreira/G1)

Em uma loja de departamentos de Bangu, na Zona Oeste do Rio, o locutor anuncia repetidamente um brinquedo um tanto diferente. O que era o símbolo da ocupação policial nas favelas agora é uma miniatura. O carro blindado do Bope, conhecido como caveirão, virou brincadeira de criança.

Com direito a seteiras espalhadas no veículo (pequena abertura que evita que os policiais fiquem com o cano das armas para fora), portas que podem ser abertas, bonecos de policiais armados com réplicas de fuzil e adesivos com uma caveira estilizada, o brinquedo tem o nome de ROTB, uma sigla para Roma Tático Blindado. A miniatura tem tido bastante procura. Pelo menos é o que garante Valtency Martins, chefe de departamentos da loja.

“Por dia estamos vendendo de 10 a 12 unidades e muita gente liga e pergunta sobre o caveirão. E isso sem propaganda. As pessoas vêem e querem comprar”, contou Valtency.

Para aumentar ainda mais as vendas, o gerente da loja de departamentos, Cosme da Silva, pretende vincular o brinquedo ao filme Tropa de Elite 2, longa que estreia este mês nos cinemas.

“Temos pedido para o locutor citar o filme. Ainda mais agora que vai estrear. Tenho certeza que a demanda irá aumentar ainda mais depois que o Bope voltar a ficar em evidência”, disse o gerente.

Brinquedo do caveirão em dois ângulosBrinquedo tem adesivo com símbolos que lembram a caveira do Bope (Foto: Christiano Ferreira/G1)

Comercial 'apelativo'
Recentemente o Conselho de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) pediu a suspensão imediata do comercial de TV do brinquedo 'Roma Tático Móvel' exibido em um canal de TV por assinatura.

Durante a propaganda, crianças simulam uma ação policial com o carro e os bonecos armados. Segundo o Conar, o anúncio induz à violência e dirige apelo de consumo direto à criança.

2 comentários: