Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sábado, 18 de setembro de 2010

Pesquisadores desenvolvem roupa em spray

Notícia do Site da Revista Galileu

Fibras do tecido dentro de lata viram trajes moldados ao corpo


Já pensou em fabricar suas próprias roupas como quiser em apenas 15 minutos? E a melhor parte é que ela sempre vai cair como uma luva. O Fabrican (em tradução literal, "tecido em lata") foi invenção do designer espanhol Manel Torres com colaboração técnica e científica do Imperial College e o Royal College of Art de Londres.

Editora Globo
Foto: Imperial College of London // Caroline Pew

O material dentro da lata é formado por fibras de algodão, polímeros (substâncias plásticas para dar liga e "colar" as fibras) e solventes que mantêm tudo em estado líquido para ser espirrado no corpo. Depois que a mistura atinge o corpo e ganha sua forma, começa a secar rapidamente. Em cerca de 15 minutos, a nova roupa está pronta.

A ideia dos pesquisadores é criar um tecido que rapidamente toma a forma dos objetos onde é depositado. Além de ser usado por pessoas que querem ter roupas totalmente customizadas, o Fabrican poderia ser usado como ataduras em hospitais, na indústria e por designers. E onde mais a imaginação permitir.

Editora Globo
Foto: Imperial College of London // Caroline Pew

Editora Globo
Foto: Imperial College of London // Caroline Pew

O tecido em lata parece futurista, mas em breve estará disponível aos consumidores, garantem os criadores. Para quem se preocupa com sustentabilidade, a roupa em lata pode ser lavada e reutilizada. E quando seu dono enjoar do modelo, ele poderá ser dissolvido e virar matéria-prima para novas roupas.

O próximo passo dos cientistas é tentar agradar a quem não gosta de roupas coladas ao corpo e minimizar o cheiro de solvente das peças. Confira um vídeo demonstrativo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário