Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

domingo, 26 de setembro de 2010

Aplicativo de celular usa câmera para medir poluição do ar

Notícia do site da Revista Galileu

Pesquisadores criam software que calcula partículas suspensas comparando imagens e dados de localização do usuário


Um aplicativo desenvolvido para Android, sistema operacional mobile do Google, permite que o usuário tire uma foto do céu e receba informações sobre a qualidade do ar instantaneamente.

Editora Globo

Com o aplicativo, batizado de "Visibility", cada foto tirada do céu por um usuário é "tagueada" com a orientação, localização e horário. Os dados são transferidos para um servidor, onde os cálculos são realizados. O nível da qualidade do ar é estimada após análise e comparação das imagens enviadas contra a intensidade de luminosidade no céu de um modelo existente, segundo os pesquisadores.

"Partículas de poluição atmosférica ameaçam nossa saúde e o meio ambiente", afirmam os pesquisadores em seu blog. "Estamos trabalhando com uma técnica ótica para medir a visibilidade do ar e, portanto, estimar a quantidade de alguns tipos de partículas suspensas na atmosfera usando câmeras e outros sensores disponíveis em smartphones", afirmam.

Criado por cientistas da Universidade do Sul da Califórnia, o aplicativo é gratuito e funciona com a versão 2.1 do Android, segundo o Wired Gadget Lab.

Nenhum comentário:

Postar um comentário