Saiba tudo sobre o carro da montadora sulcoreana
Conceito ix Metro pode inspirar as linhas do futuro compacto
VW Gol, Fiat Palio, Renault Sandero, Peugeot 207, Honda Fit... Como uma Arca de Noé automotiva, um navio transatlântico cargueiro zarpou do Brasil ano passado rumo à Coreia do Sul. O destino era o centro de desenvolvimento da Hyundai em Seul, onde os engenheiros da marca analisaram cada um dos compactos vendidos no Mercosul.
O objetivo? Projeto HB: um compacto desenvolvido exclusivamente para a América Latina e que será produzido na nova planta de Piracicaba (SP), a partir de 2012. Durante muito tempo se especulou que o modelo eleito fosse o i20, vendido na Ásia e Europa. Mas a marca coreana decidiu produzir um carro exclusivo, que atenda às necessidades da região, com maior espaço interno e preço mais competitivo.
Com razão, algumas pessoas têm um certo temor quando escutam as fabricantes falarem em um "carro exclusivo para o Mercosul". Na Hyundai, porém, asseguram que não há motivos para temer: "Será um veículo de design moderno, ao gosto europeu, e com a qualidade que caracteriza os demais modelos da marca", disse à Autoesporte um importante executivo da Hyundai sul-americana.
"Durante os testes realizados com os modelos levados do Brasil, os engenheiros coreanos encontraram muitos defeitos de produção. E qualificaram como muito baixas as notas de comportamento dinâmico", afirmou o executivo. O Fit obteve as maiores qualificações e foi tomado como ponto de referência. "Queremos mostrar que é possível fabricar no Brasil um produto com desenho moderno e boa qualidade de acabamento, mas a um preço acessível".
Um dos primeiros protótipos do hatch, ainda em clay (maquete de argila e plástico), foi mostrado numa reunião a portas fechadas no dia 4 de janeiro. Um executivo brasileiro presente ao encontro garante que o compacto vem para agitar o mercado. "É surpreendente. Nunca vi um carro com design tão arrojado nesse segmento." E o preço será de combate: "Cerca de R$ 30 mil, para brigar com Gol e Palio", complementa. O desenho final do HB será decidido em maio, mas o conceito ix Metro mostrado no salão de Frankfurt do ano passado (acima) pode dar uma boa ideia de como será o compacto.
VW Gol, Fiat Palio, Renault Sandero, Peugeot 207, Honda Fit... Como uma Arca de Noé automotiva, um navio transatlântico cargueiro zarpou do Brasil ano passado rumo à Coreia do Sul. O destino era o centro de desenvolvimento da Hyundai em Seul, onde os engenheiros da marca analisaram cada um dos compactos vendidos no Mercosul.
O objetivo? Projeto HB: um compacto desenvolvido exclusivamente para a América Latina e que será produzido na nova planta de Piracicaba (SP), a partir de 2012. Durante muito tempo se especulou que o modelo eleito fosse o i20, vendido na Ásia e Europa. Mas a marca coreana decidiu produzir um carro exclusivo, que atenda às necessidades da região, com maior espaço interno e preço mais competitivo.
Com razão, algumas pessoas têm um certo temor quando escutam as fabricantes falarem em um "carro exclusivo para o Mercosul". Na Hyundai, porém, asseguram que não há motivos para temer: "Será um veículo de design moderno, ao gosto europeu, e com a qualidade que caracteriza os demais modelos da marca", disse à Autoesporte um importante executivo da Hyundai sul-americana.
Um dos primeiros protótipos do hatch, ainda em clay (maquete de argila e plástico), foi mostrado numa reunião a portas fechadas no dia 4 de janeiro. Um executivo brasileiro presente ao encontro garante que o compacto vem para agitar o mercado. "É surpreendente. Nunca vi um carro com design tão arrojado nesse segmento." E o preço será de combate: "Cerca de R$ 30 mil, para brigar com Gol e Palio", complementa. O desenho final do HB será decidido em maio, mas o conceito ix Metro mostrado no salão de Frankfurt do ano passado (acima) pode dar uma boa ideia de como será o compacto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário