Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

domingo, 31 de janeiro de 2010

Hi-tech, sim, mas com muito aconchego!

Notícia da Revista Casa e Jardim

Que atire o primeiro chip quem não tem aparelhos tecnológicos em casa. Mas será que o aconchego não fica de lado com tanta modernidade? Especialistas dão 15 dicas para você deixar sua residência acolhedora com equipamentos de alta performance

Texto Veridiana Mercatelli
Fotos Carlos Piratininga

Televisão de alta definição, aparelho de som, home theater, computador, impressora, ar-condicionado potente, luz programada para acender do jeito que você quiser, geladeira com tantas funções que só falta falar... Não é possível, hoje em dia, fugir da tecnologia, ela está por todos os lados e invadiu nossos lares rapidamente nos últimos anos. Porém, no meio de tanta modernidade, dependendo da forma como você estrutura a sua casa hitech, recheada de aparelhos eletrônicos de última geração, aquela imagem de ambiente aconchegante pode cair por terra.

O metálico dos apetrechos se sobrepõe ao conforto e ao bem-estar. Como não é possível imaginar viver sem todas essas maravilhas, o segredo está no equilíbrio. “Não é porque os aparelhos são hi-tech que a gente vai deixar de ter um lar aconchegante. A decoração não pode perder a cara da casa ou da pessoa que vive nela por conta disso”, conta o arquiteto Ricardo Caminada, de São Paulo.

A designer de interiores Maristela Gorayeb vê com praticidade essa união. “O jeito é assumir a aparelhagem e integrá-la à decoração. Não adianta muito tentar esconder, já que tudo possui controle remoto”, sugere. Mas como deixar sua casa aconchegante com tantos aparelhos que, à primeira vista, proporcionam uma imagem fria? A seguir, confira 15 soluções de especialistas para sua casa ficar turbinada pela tecnologia e, ao mesmo tempo, superacolhedora.

1. Escolha a estante certa
Televisores de tubo já fazem parte do passado. Hoje, eles são mais bonitos, finos, e devem receber estantes sob medida. A arquiteta Alice Martins, de São Paulo, sugere uma estante com porta de correr na frente da tela para quem não quer deixar o aparelho aparente

2. Aqueça o piso
“Você pode fazer um sistema de aquecimento em que passa água quente na tubulação sob o piso que escolher”, diz o arquiteto Ricardo Caminada. Afinal, esse sistema aceita qualquer revestimento. “O corian, utilizado em tampos, cubas, banheiras, também é um material agradável ao toque e tem um visual limpo e homogêneo”, contam os arquitetos Ricardo Miura e Carla Yasuda. E eles completam: “Nos banheiros, é possível usar o limestone. Apesar de ser uma pedra, tem visual e toque sedoso. Há também o recurso de aquecimento elétrico de piso, sob placas de mármore, por exemplo, evitando o choque térmico na saída de banho”.

3. Esquente o ambiente
Quer dar aquele calorzinho à sua casa? Por que não lançar mão do fogo? Lareiras a gás ou elétricas são ótimas alternativas. “Elas proporcionam sensação de aconchego, mas sem a dificuldade da lenha”, conta Alice Martins.

4. Automatize a iluminação
Este recurso tecnológico não compromete o visual do ambiente e proporciona muito conforto. Você pode criar cenários com a automação da iluminação. Imagine, por exemplo, apertar uma tecla e acender dois spots e um abajur

5. Use madeira
Ela confere a sensação de conforto em móveis, pisos, painéis e objetos. “Usamos madeira, em diversos tons e tipos, para tirar o ‘frio’ do hi-tech”, diz Alice Martins. Quando usada no piso, ela equilibra a temperatura, já que não é quente no verão nem gelada no inverno.

6. Busque uma iluminação aconchegante
Spots embutidos com diferentes tipos de lâmpada criam cenários diferentes. “Escolha lâmpadas mais quentes para a sala. No escritório, é possível misturar lâmpadas frias e quentes”, diz Alice Martins.

7. Deixe à vista somente os aparelhos que são mais usados
Escritório é um dos campeões em aparelhos eletrônicos. Notebooks, impressoras, telas de LCD... Aí, procure mostrar o que é utilizado no dia a dia e guardar os demais. Os fios também devem ser escondidos.

8. Não esqueça que a escolha do piso é muito relevante
Além da madeira , há alternativas. “Pedras como o limestone e mármores podem ficar boas em ambientes menores, como os banheiros, se tiverem textura aveludada ou veios mais dramáticos com cores quentes”, diz Carla Yasuda. Ela lembra, ainda, que em salas com piso de mármore é preciso usar tapetes para definir os espaços e quebrar a frieza do material, tanto física quanto visual.

9. Esconda os fios
Ainda que sejam avançados, muitos dos aparelhos precisam de fios e cabos para funcionar (com exceção dos produtos wireless), que deixam o ambiente com cara de bagunçado. Por isso, a melhor solução é escondê-los. Ainda que você queira os seus aparelhos à mostra, os fios podem ficar dentro de caixinhas especiais ou projetados para passar por dentro das portas. Com um projeto bem planejado, você evita as canaletas aparentes ou grandes espirais que unem os fios.

10. Decore a cozinha com carinho
Para isso, anote algumas dicas: fruteiras antigas, objetos da avó, ímãs de geladeira, quadrinhos. Tudo isso pode casar perfeitamente com aqueles eletrodomésticos moderníssimos que tanto ajudam você em seus momentos gourmet

11. Siga a máxima menos é mais
“A tecnologia agrega conforto. O excesso de aparelhos é que pode ser exagerado”, diz Rodrigo Angulo. A não ser que o excesso tenha a ver com o morador, claro. “Aconchego é onde você se sente bem”, diz o arquiteto.

12. Faça um mix de peças
“Quando monto uma sala, misturo objetos de decoração, de viagens, fotos e integro a toda essa aparelhagem. Isso faz os olhos se desviarem da tecnologia”, conta Maristela Gorayeb. O arquiteto Rodrigo Angulo também é a favor da integração da modernidade com histórias de família. “Legal misturar objetos que remetam à sua história, que tenham valor sentimental”, diz Angulo.

13. Considere sua personalidade
Não adianta seguir tendências de decoração se elas não têm nada a ver com o seu jeito de ser. “O cliente, muitas vezes, se sente em uma vitrine de loja”, diz a decoradora Neza César, de São Paulo. Por isso, a ideia é sempre dar a sua cara. Como? Customize! Procure ter peças de decoração ou mesmo móveis com o seu toque pessoal. Isso faz toda a diferença, pode acreditar.

14. Tire a TV do quarto
Se você é do tipo que gosta de televisão no quarto, saiba que esse hábito não é muito saudável para o seu sono. Especialistas (em saúde e em design de interiores) indicam: tenha um ambiente só para a TV. “Esse é um lugar que precisa ser relaxante, o mais confortável possível, para descansar plenamente”, diz Maristela Gorayeb.

15. Use cimento queimado branco no piso e na parede da cozinha
A ondulação do “feito à mão”, que proporciona um toque rústico, dá uma aquecida no ambiente. Móveis de madeira também causam esse efeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário