A brasileira HDI desenvolveu um braço mecânico que faz transferências, consultas e até saques em ATMs
A empresa HDI, especializada em teste de software, acaba de desenvolver um robô capaz de realizar testes em caixas eletrônicos, leitores de cartão de crédito ou internet bankings.
A tecnologia, batizada de STARC (Sistema de Teste Automatizado com Reutilização de Código), serve para substituir o trabalho humano durante os testes de aplicações que rodam nos ATMs de bancos.
Nos testes, o software que roda dentro dos caixas eletrônicos é usado repetidas vezes para tentar descartar todos os possíveis erros na máquina ou mesmo na aplicação. Segundo a empresa, usando o robô é possível eliminar os problemas causados por falha humana. Além disso, quando aparece algum problema, fica mais fácil fazer um diagnóstico, já que a possibilidade de ser um erro do usuário é praticamente nula.
O robô pode ser desenvolvido em duas versões: uma para testar telas touch screen e outra em forma de pinça, para verificar o uso de máquinas de cartão, os chamados POS. Além das “mãos”, o robô vem tem uma câmera fotográfica que captura as imagens de tudo que é feito. As imagens clicadas vão para a documentação do teste e podem ser verificadas a qualquer momento pelos desenvolvedores.
Atualmente o STARC não está sendo usado comercialmente. Há apenas uma versão em fase de teste numa operadora de cartão
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